DÍZIMO E OFERTAS

INTRODUÇÃO: ESTE ASSUNTO TEM SIDO UM ASSUNTO MUITO COMPLEXO EM NOSSO DIAS ATUAIS, FALAR SOBRE DINHEIRO NÃO É TAREFA MUITO FÁCIL! DEVIDO A MUITOS ESCÂNDALOS, PREGAÇÕES COM SEGUNDAS INTENÇÕES E MÁ ADMINISTRAÇÕES ECLASIÁSTICAS E ETC; ISSO TEM FEITO COM QUE MUITOS SE LEVANTEM CONTRA ESTE TIPO DE ENSINAMENTO. EU PORÉM QUERO DEIXAR AQUI UM PARECER BÍBLICO SOBR ESTE ASSUNTO TÃO IMPORTANTE PARA SUA VIDA BEM COMO PARA O REINO DE DEUS.

VAMOS UTILIZIAR UM TEXTO PARA EMBASARMOS NOSSOS COMENTÁRIOS:

MALAQUIAS 3:8-11 ROUBARÁ O HOMEM A DEUS? TODAVIA, VÓS ME ROUBAIS E DIZEIS: EM QUE TE ROUBAMOS? NOS DÍZIMOS E NAS OFERTAS ALÇADAS. COM MALDIÇÕES SOIS AMALDIÇOADOS, PORQUE ME ROUBAIS A MIM, VÓS, TODA A NAÇÃO. TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS Á CASA DO TESOURO, PARA QUE HAJA MANTIMENTO EM MINHA CASA, E DEPOIS FAZEI PROVA DE MIM, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, SE EU NÃO VOS ABRIR AS JANELAS DO CÉU E NÃO DERRAMAR SOBRE VÓS UMA BENÇÃO TAL, QUE DELA VOS ADVENHA A MAIOR ABASTÂNÇA. E, POR CAUSA DE VÓS, REPREENDEREI O DEVORADOR, PARA QUE NÃO VOS CONSUMA O FRUTO DA TERRA; E A VIDE NO CAMPO NÃO VOS SERÁ ESTÉRIL, DIZ O SENHOR DOS EXERCÍTOS.

1 - O QUE SIGNIFICA DÍZIMO? A PALAVRA DÍZIMO É A DÉCIMA PARTE! OU SEJA RECEBEMOS 100%, TIRAMOS 10% E DIZIMAMOS, JUNTAMENTE COM NOSSO DÍZIMO OFERECEMOS A DEUS TAMBÉM UMA OFERTA QUE CHAMAMOS DE ALÇADA.

SEGUNDO O DICIONÁRIO WYCLLIFF A PALAVRA DÍZIMO, NO ORIGINAL HEBRAICO, ALÉM DE SIGNIFICAR A DÉCIMA PARTE, O VERBO PARA DÍZIMO EM HEBARICO CHAMA-SE AZAR QUE SIGNIFICA ENRIQUECER.

2 - ALGUNS TEM ALEGADO QUE O DÍZIMO NÃO PODE SER PRATICADO NOS DIAS ATUAIS POIS ERA UMA PRATICA APENAS DA LEI. NA VERDADE QUERO, NESTE ESPAÇO DEIXAR CLARO QUE ISSO NÃO É VERDADE POIS O DÍZIMO ERA PRATICADO ANTES DA LEI, DURANTE A LEI E DEPOIS DA LEI NÃO FOI ABOLIDA CONFORME IREMOS VER A SEGUIR.

EM GENESI 14:20, ABRAÃO DEU AO SACERDOTE MELQUISEDEQUE O DÍZIMO DE TUDO! ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE A PALAVRA DÍZIMO É MENCIONADA NA BÍBLIA. DEPOIS VEMOS JACÓ FAZER UM VOTO A DEUS DE QUE TUDO QUANTO DEUS LHE DESSE ( ... DER PÃO PARA COMER E VESTES PARA VESTIR), ELE DARIA A DEUS O DÍZIMO DE TUDO (GN 28:22).

ESTÁ PRATICA FOI REALIZADA ANTES DA LEI, AMBOS JUNTAMENTE, ABRAÃO E JACÓ DERAM O DÍZIMO DE TUDO, DEPOIS FOI ORDENADA NA LEI (LV 27:30) E QUANDO SURGIU NO NOVO TESTAMENTO O RESPECTIVO ASSUNTO EM ESTUDO JESUS AFIRMOU DIZENDO: ... ESTAS COISAS, PORÉM, DEVÍEIS FAZER, SEM OMITIR AQUELAS (MT 23:23) OU SEJA, JESUS NÃO ABOLIU UMA PRÁTICA QUE ERA REALIZADA ANTES DA LEI, DURANTE A LEI E TAMBÉM DEPOIS DA LEI. LOGO QUEM  AFIRMA SER O DÍZIMO UMA ORDENAÇA ABOLIDA JUNTO COM A LEI NÃO TEM COMPREENDIDO AS SAGRADAS ESCRITURAS.

EM UMA OPORTUNIDADE OS FARISEUS E OS HERODIANOS TENTARAM PEGAR O MESTRE EM UM ARMADILHA QUANDO LHE PERGUNTARAM SE ERA CORRETO PAGAR TRIBUTO A CÉSAR! JESUS RESPONDEU: ... DAI, POIS A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS, O QUE É DE DEUS (MT 22:21) OS FARISEUS ERAM DIZIMISTAS E OFERTANTES; MAIS UMA VEZ JESUS DISSE QUE ELE DEVERIAM DAR A DEUS O QUE É DEUS DE DEUS! E EU TE PERGUNTO: SE JESUS DISSE A ELES QUE ERAM EM SUA MAIORIA DIZIMISTA, QUE DEVERIAM DAR A DEUS O QUE É DEUS DEUS, LOGO QUE É DE DEUS? RESPONDA PARA MIM O QUE É DE DEUS?

CERTAMENTE OS DÍZIMOS E AS OFERTAS ALÇADAS!

BEM, DERRUBADA ESTA TESE DE QUE DÍZIMOS ERAM APENAS NA ÉPOCA DA LEI E COM ELA FOI ABOLIDA, VAMOS ENTENDER AS LEIS ESPÍRITUAIS QUE REGEM ESTA PRATICA DE DIZIMAR ANTERIOR A LEI, QUE SE TORNOU MANDAMENTO E QUE DEPOIS NÃO FOI ABOLIDA POR JESUS! CONFORME EMBASAMENTOS BÍBLICOS JÁ APRESENTADOS (GN 14:20, GN 28:22, MT 23:23 E MT 22:21).

ANTES DE ENTRARMOS NOS TEXTO BÍBLICO DE MALAQUIAS 3:8-11 QUERO FAZER UMA PERGUNTA: COMO A IGREJA DE DEUS SERIA MANTIDA SEM DÍZIMOS E OFERTAS? COMO MISSIONÁRIOS SERIAM ENVIADOS AO CAMPO, COMO PASTORES QUE SE DEDICAM A PREGAÇÃO DO EVANGELHO SERIAM MANTIDOS EM TEMPO  INTEGRAL, COMO SERIA POSSIVEL REALIZAR OBRAS SOCIAIS, COMO CUIDAR DE ORFÃOS E VIÚVAS? COMO FAZER ISSO SEM DINHEIRO???? A FÉ SEM OBRAS É MORTA! COMO FAZER OBRAS SEM DINHEIRO, VOCÊ PODERIA ME RESPONDER?

O APOSTOLO PAULO FEZ UMA PERGUNTA EM RM 10:15 QUE DIZ: E COMO PREGARÃO, SE NÃO FOREM ENVIADOS?...

DE FATO O DINHEIRO É ALGO IMPORTANTE NA REALIZAÇÃO DA OBRA DE DEUS SEJA NO EVANGELISMO OU NAS OBRAS SOCIAIS, SEM ELE TORNA-SE DIFICIL FAZER ALGUMA COISA! SE HÁ ALGUÉM CONTRA ISSO INFORMO QUE SEM CONTRIBUIÇÃO A IGREJA COMO ESTRUTURA NÃO EXISTIRIA. A IGREJA NÃO EXISTINDO COMO FICARIA O PAPEL QUE HOJE ELA DESEMPENHA NA SOCIEDADE? AFINAL, QUANTOS DROGADOS ABANDONAM AS DROGAS, QUANTOS EX-TRAFICANTES HÁ EM NOSSO MEIO, QUANTAS PROSTITUTAS E PROSTITUTOS DEIXARAM DE PROSTITUIR, QUANTAS PESSOAS RECEBEM A CURA DIVINA POR MEIO DA PREGAÇÃO DA FÉ? IMAGINE O MUNDO SEM IGREJA!!!

VAMOS AO TEXTO DE MALAQUIAS 3:8-11.

3 - ROUBARÁ O HOMEM A DEUS? TUDO QUE TEMOS VEM DE DEUS! É ELE QUE DÁ SEMENTE AO SEMEADOR (2 COR 9:10), TENDO EM VISTA QUE TUDO QUE TEMOS VEM DE DEUS, O SENHOR DEIXA CLARO NESTA PASSAGEM QUE OS 10% LHE PERTENCE! SEI QUE É DURO, MAS DEUS DIZ QUE TAIS PESSOAS COMETEM O PECADO DE ROUBO! ESTE ATO DE DIZIMAR DEVER SER PARA OS FILHOS DE DEUS UM ATO DE GRATIDÃO POR TUDO QUANTO RECEBEMOS DE DEUS BEM COMO UMA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR PELA OBRA DE DEUS. NA DIVISÃO DAS TERRAS DE ISRAEL A TRIBO DE LEVI FOI SEPARADA POR DEUS PARA TRABALHAREM EXCLUSIVAMENTE NA OBRA DE DEUS EM TEMPO INTEGRAL, LOGO A FALTA DESTA CONTRIBUIÇÃO AFETARIA DIRETAMENTE O MINISTÉRIO LEVÍTICO. ESTE ESTAVA SENDO UM PECADO, NÃO APENAS DE UMA PESSOA, MAS DE TODA A NAÇÃO!

HOJE É BOM QUE PASTORES TRABALHEM SECULARMENTE, PORÉM LHES AFIRMO QUE SEUS DESEMPENHO NA OBRA DE DEUS NÃO É O MESMO QUANDO ELES PODEM SE DEDICAR EM TEMPO INTEGRAL A SERVIÇO DA IGREJA.

4  - DEVIDO A ATITUDE DE RETER O DÍZIMO O POVO DE ISRAEL ESTAVA SENDO AMALDIÇOADO (ML3:9). MALDIÇÃO É TÃO SOMENTE O MAL AGINDO NA VIDA DE UMA PESSOA; A PRIMEIRA LEI É APRESENTADA. QUANDO O HOMEM RETEM SEU DÍZIMO HÁ UMA LEGALIDADE QUE DÁ LUGAR A UMA MALDIÇÃO QUE OPERA DIRETAMENTE NA ÁREA MATERIAL DA PESSOA. POR FAVOR NÃO ENTENDA QUE QUERO USAR ESTA PARTE DO TEXTO PARA FAZER TERRORISMO COM VOCÊ PARA QUE VOCÊ SINTA-SE AMEAÇADO POR UMA MALDIÇÃO E SINTA-SE OBRIGADO A CONTRIBUIR COM SEU DÍZIMO. AQUI DEUS ESTÁ MOSTRANDO QUE EXISTE UMA CONSEQUÊNCIA EM RETER O DÍZIMO DO SENHOR BEM COMO HÁ UMA BENÇÃO AQUELES QUE CONTRIBUEM COM SEUS DÍZIMOS E OFERTAS. É UMA LEI QUE OPERA A FAVOR E CONTRA! DEPENDE DA ATITUDE DE DAR OU RETER!

MAS ALÉM DA MALDIÇÃO, DIGNO DE NOTA É O FATO DE SER CHAMADO DE LADRÃO! SEI QUE ESTA PARTE É PESADA MAS ROUBAR JÁ É UM PECADO, A DEUS ENTÃO ...

5 - EM CONTRA PARTIDA, DEUS APRESENTA-LHES A SOLUÇÃO PARA QUE ELES RECEBESSEM A VITÓRIA SOBRE ESTE PROBLEMA! O POVO ESTAVA AFASTADO DE DEUS E VOCÊ SABE QUE QUANDO UMA PESSOA SAI DA PRESENÇA DE DEUS A PRIMEIRA COISA QUE ACONTECE É A RETENÇÃO DOS DÍZIMOS E OFERTAS, CLARO QUE ISSO NÃO É REGRA MAS ACONTECE EM GRANDE PROPORÇÃO.

EU TRABALHO NA OBRA DE DEUS HÁ 21 ANOS E SEMPRE TRABALHEI, FORAM POUCAS AS VEZES QUE PRECISEI DE ALGUMA COISA NA OBRA DE DEUS E HOUVE VEZES EM TRABALHOS QUE DIRIGI QUE DEUS ME DEU A OPORTUNIDADE DE SER UM DOS MAIORES CONTRIBUINTES EM SUA OBRA, MAS AFIRMO QUE SE TRABALHASSE INTEGRALMENTE TENHO POR CERTO QUE TERIA RESULTADOS MELHORES. TODAS AS PROFISSÕES SÃO DIGNAS, MAS INFELISMENTE O MINISTÉRIO PASTORAL TEM SIDO GRANDEMENTE ATACADO POR MUITAS PESSOAS QUE NÃO FAZEM SEPARAÇÃO ENTRE PASTORES E MERCENÁRIOS. ACABA O BOM LEVANDO A FAMA DO MAL E A SIM POR DIANTE.

O SENHOR DA UMA ORDEM IMPERATIVA A NAÇÃO DE ISRAEL: TRAZEI OS DÍZIMOS E OFERTAS A CASA DO TESOURO E FAZEI PROVA DE MIM! NA VERDADE DEUS JÁ HAVIA CHAMADO O POVO AO ARREPENDIMENTO E AGORA ESTAVA MOSTRANDO QUE A ATITUDE DE DIZIMAR IRIA MUDAR A SITUAÇÃO EM QUE A NAÇÃO ESTAVA SENDO AMALDIÇOADA PARA AGORA ABENÇOADA.

ESTE É UM PRINCÍPIO DAS ESCRITURAS, SEJA NO ANTIGO TESTAMENTO OU SEJA NO NOVO!

VAMOS ENTÃO CORROBORAR NOSSO ENSINAMENTO COM VERSÍCULOS QUE MONTAM DE FATO UMA CADEIA SISTEMÁTICA AFIM DE COMPROVARMOS NOSSA DOUTRINA (DÍZIMOS E OFERTAS).

VEJA O QUE ESTÁ ESCRITO EM PROVÉRBIOS 3:9-10. HONRA AO SENHOR COM OS TEUS BENS, E COM AS PRIMÍCIAS DE TODA A TUA RENDA; ASSIM SE ENCHERÃO DE FARTURA OS TEUS CELEIROS, E TRANSBORDARÃO DE MOSTO OS TEUS LAGARES.

VEJA, O PRINCÍPIO É O MESMO, HONRA AO SENHOR! EM SEGUIDA UMA PROMESSA ... SE ENCHERÃO DE FARTURA ...

A ATITUDE LIBERA A BENÇÃO.

LUCAS 6:38 DIZ: DAI, E SER-VOS-Á DADO; BOA MEDIDA, RECALCADA, SACUDIDA E TRANSBORDANDO VOS DEITARÃO NO REGAÇO ...

MAIS UMA VEZ A ATITUDE DE DAR SIGNIFICA RECEBER!

VEJA O QUE ESTÁ ESCRITO EM PROVERBIOS 19:17 QUE DIZ: O QUE SE COMPADECE DO POBRE EMPRESTA AO SENHOR, QUE LHE RETRIBUIRÁ SEU BENEFÍCIO.

VEJA NESTE VERSÍCULO QUE A ATITUDE DE SE COMPADECER DO POBRE GERA UMA RETRIBUIÇÃO DA PARTE DE DEUS.

PAULO EM 2COR 9:6 DISSE: MAS DIGO ISTO: AQUELE QUE SEMEIA POUCO, POUCO TAMBÉM CEIFARÁ; AQUELE QUE SEMEIA EM ABUNDÂNCIA, EM ABUNDÂNCIA TAMBÉM CEIFARÁ.

COMO CONTESTAR ESTE VERSO, QUE CONFIRMA ESTE PRINCÍPIO DE DAR E RECEBER?

ESTÁ LEI É TÃO SÉRIA QUE DEUS DISSE EM MALAQUIAS 3:10 TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS A CASA DO TESOURO, PARA QUE HAJA MANTIMENTO EM MINHA CASA, E DEPOIS FAZEI PROVA DE MIM, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITO, SE EU NÃO VOS ABRIR AS JANELAS DOS CÉU E NÃO DERRAMAR SOBRE VÓS UMA BENÇÃO TAL, QUE DELA VOS ADVENHA A MAIOR ABASTANÇA.

AQUI O VERSO É MUITO CLARO QUANDO CONSAGRAMOS A DEUS NOSSOS DÍZIMOS E OFERTAS SOMOS ABENÇOADOS COM BENÇÃO E DEUS AINDA PERMITI-SE SER PROVADO. EI VOCÊ QUE NÃO ACREDITA NESTA DOUTRINA DE DÍZIMOS E OFERTAS, POR QUE DEUS SE PERMITIU SER PROVADO? DA PRA RESPONDER?

ESTA É A MANEIRA DE DEUS TRABALHAR. CERTA VEZ EM GN 12:1-3 DEUS DISSE A ABRAÃO: AQUELE QUE TE ABENÇOAR SERÁ ABENÇOADO, PORÉM AQUELE QUE TE AMALDIOÇAR SERÁ AMALDIÇOADO.

IMAGINE QUE VOCÊ ENCONTRASSE ABRAÃO EM SUA FRENTE AGORA, IMAGINE QUE VOCÊ FOSSE CONTEMPORÃNEO DE ABRAÃO E VOCÊ ENCONTRASSE COM ELE AGORA, QUAL SERIA SUA ATITUDE DIANTE DELE TENDO EM VISTA QUE ELE TINHA ESTA PROMESSA? VOCÊ CERTAMENTE FARIA COMO O SACERDOTE MELQUISEDEQUE EM GN 14:19.

AGORA VAMOS REFLETIR, SE ABENÇOAR ABRAÃO É SINAL DE BENÇÃO, QUAL SERIA O RESULTADO EM ABENÇOAR A OBRA DE DEUS?

EM JUIZES VEMOS ALGUMAS SITUAÇÕES EM QUE O POVO SE APOSTATAVA DA FÉ E RETINHA SEUS DÍZIMOS E OFERTAS! QUEM ERA PREUJUDICADO? ERAM OS SACERDOTES! ALGUNS RECEBERAM PROPOSTAS DE SEREM SACERDOTES DE BAAL COM BOA REMUNERAÇÃO E ACEITARAM (JUIZES 17:7-13 E 18:14-25.

LOGO SEM SACERDOTES O CAOS ESPIRITUAL TOMA CONTA DA NAÇÃO!

OUTRA COISA A SER COMENTADA É O FATO DE DEUS FALARA PARA O POVO PARA TRAZER OS DÍZIMOS A CASA DO TESOURO. ISSO SIGNIFA QUE DEUS SEPAROU HOMENS E LHES DEU MINISTÉRIO PARA CUIDAREM DA ADMINISTRAÇÃO DA COISAS CONSERNENTE AO REINO DE DEUS!

AS PESSOAS QUE NÃO SÃO DIZIMISTAS E NEM OFERTANTES EM SUA MAIORIA ESTÃO SEMPRE A PROCURA DE UMA BRECHA EM ALGUM TIPO DE MÁ ADMINISTRAÇÃO AFIM DE SE JUSTIFICAREM EM NÃO EXERCER LIBERALIDADE. JÁ VI MUITO DIZER: OS DÍZIMOS E OFERTAS SÃO APENAS PARA OBRAS SOCIAIS! ELES QUEREM SER OS ADMINISTRADORES DOS DIZIMOS E OFERTAS. QUEREM TIRAR A LIBERDADE E DIREÇÃO QUE DEUS DÁ AOS PASTORES DE ADMINISTRAREM AS FINANÇAS DA IGREJA.

EU SEI TAMBÉM QUE ALGUNS SÃO MERCENÁRIOS E INFELIZMENTE USAM ESTE TEXTOS PARA ESTORQUIREM O POVO DE DEUS E ATÉ FAZER COMÉRCIO DAS OVELHAS DO SENHOR, ALGUNS PREGAM TRI-DIZIMO E COISAS DESTE TIPO TOTALMENTE CONTRÁRIA A PALAVRA DE DEUS.

A QUANTIDADE A SER SEMEADA NA OBRA DE DEUS CABE A CADA UM CONFORME PROPOS EM SEUS CORAÇÕES, NINGUÉM TEM O DIREITO DE MANIPULAR NINGUÉM, ESTORQUIR NINGUÉM, ENGANAR NINGUÉM. A LEI ESPIRITUAL EXISTE, MAS CADA QUE PLANTE SUA SEMENTE E RECEBE CONFORME SEU PLANTIO. (2 COR 9:7 CADA UM CONTRIBUA SEGUNDO PROPÔS NO SEU CORAÇÃO; NÃO COM TRISTEZA, NEM POR CONSTRANGIMENTO; POR DEUS AMA AO QUE DÁ COM ALEGRIA.

APÓS ESTA ORIENTAÇÃO DIVINA EM DIZIMAR E OFERTAR, E DE TAMBÉM SE POR A PROVA, DEUS DIZ QUE REPREENDERIA O DEVORADOR!

AQUI EXISTE UMA POLÊMICA MUITO GRANDE, QUEM SERIA ESTE DEVORADOR? SERIA O DIABO? ALGUM DEMÔNIO, ALGUM ESPIRITO MALIGNO QUE AGE NA VIDA DO CRISTÃO COM O FIM DE ARRASA-LO MATERIALMENTE? SERIA ESTE DEVORADOR SIMPLISMENTE UMA PRAGA, UMA ESPÉCIE DE FUNGO QUE PREUJUDICA AS PLANTAÇÕES? QUAL SUA OPINIÃO?

VOU DEIXAR AQUI MEU PARECER!

EM PRIMEIRO LUGAR QUERO QUE VOCÊ ENTENDA QUE A PERMISSÃO DA AÇÃO DESTE DEVORADOR É LEGADA PELA ATITUDE DESVIADA DA NAÇÃO BEM COMO O ROUBO A DEUS NOS DÍZIMOS E OFERTAS, ISSO PRECISA SER ENTENDIDO. A LEGALIDADE DA MALDIÇÃO É PERMITIDA PELA ATITUDE. LOGO EU PENSO QUE NÃO SERIA TÃO IMPORTANTE ASSIM DIZER COM EXATIDÃO A ORIGEM O DEVORADOR. PARA MIM NÃO IMPORTA QUEM SEJA SE A MALDIÇÃO É OPERANTE? FAZ SENTIDO OU NÃO? MAS PARA MIM É UMA LEI E UM PRINCÍPIO ESPIRITUAL QUE AGE CONFORME A ATITUDE DO CONTRIBUINTE EM DAR OU RETER, ISTO É CLARO!

AQUI UMA PRAGA DEVORAVA AS PLANTAÇÕES, NÃO TINHA NADA A VER COM FALTA DE CHUVA ERA UMA PRAGA!

LOGO VOCÊ DIZ: ENTÃO ERA UMA PRAGA NÃO SERES ESPIRITUAIS QUE AGIAM!

DEIXA EU COLOCAR UMA IDÉIA PARA VOCÊ REFLETIR!

NO LIVRO DE JÓ VEMOS UM DIÁLOGO ENTRE DEUS E SATANÁS E O DESFECHO DESTA CONVERSA FOI A PERMISSÃO DE SATANÁS EM EXECUTAR O MAL SOBRE A VIDA DO PATRIARCA JÓ.

SAIU SATANÁS DA PRESENÇA DE DEUS A TODO VAPOR PARA EXECUTA O MAL. A PARTIR DAI O DIABO ESTAVA POR DETRÁS DE TODAS AS ATROCIDADES QUE ACONTECERAM NA VIDA DE JÓ (JÓ 1:12).

EM JÓ 1:15 SATANÁS USOU OS SABEUS PARA ROUBAREM OS BOIS E JUMENTAS.

EM JÓ 1:16 SATANÁS USOU FOGO QUE CAIU DO CÉU (CERTAMENTE PRA CULPAR A DEUS) PARA MATAR OVELHAS E MOÇOS.

EM JÓ 1:17 SATANÁS USOU OS CALDEUS PARA ROUBAREM OS CAMELOS E MATAR OS MOÇOS.

EM JÓ 1:19 SATANÁ USOU UM GRANDE VENTO DE ALÉM DO DESERTO E DERRUBOU A CASA SOBRE OS FILHOS DE JÓ.

EM JÓ 2:7 SATANÁS FERIU A JÓ DE ULCERAS MALIGNAS (ALGUÉM DIZ: CÂNCER) DESDE A PLANTA DO PÉ ATÉ O ALTO DA CABEÇA, DESTA VEZ ELE USOU FOI O QUE? CÉLULAR CANSERIGENAS?

SE O MUNDO ESPIRITUAL NÃO FOSSE REVELADO MUITOS DIRIAM FORAM OS LADRÕES, FOI O VENTO, SÃO CELULAR ETC, QUE TENTOU DESTRUIR POR COMPLETO A JÓ. MAS POR DETRÁS DESTA OPERAÇÕES ESTAVA SATANÁS!

A VERDADE É QUE A PRAGA ESTAVA DESTRUINDO A VIDA FINANCEIRA POR LEGALIDADE, OU SEJA DEVIDO A UMA DESOBEDIÊNCIA E CREIO QUE SEJA ISSO QUE IMPORTA. MAS SE VOCÊ QUE SABER A MINHA OPINIÃO, EU NÃO IREI ME OMITIR, PARA MIM TENHO POR CERTO QUE ERA O DIABO AGINDA DENTRO DE UMA LEI ESPIRITUAL E USANDO ALGUMA PRAGA.

O POVO ESTAVA ROUBANDO A DEUS E AO MESMO TEMPO SENDO ROUBADO. E A BÍBLIA DIZ QUE O LADRÃO NÃO VEIO SE NÃO PARA, MATAR, ROUBAR E DESTRUIR (JO 10:10).

OUTRA COISA QUESTIONAVEL ERA: SE ERA DEMÔNIOS LOGO PODEMOS EXPULSAR AINDA AGORA QUE TEMOS O NOME DE JESUS?

BEM NO TEXTO ESTÁ CLARO QUE A ATITUDE DE VOLTAR A DEUS E VOLTAR A PRÁTICA DE DIZIMAR E OFERTA SERIA A SOLUÇÃO, ISSO É INQUESTIONÁVEL! SE A REVELAÇÃO DIVINA FOI ESSA, LOGO REALMENTE JEJUAR, EXPULSAR OU COISA DESTE TIPO REALMENTE NÃO FUNCIONARIAM. ÁLÉM DO MAIS NESTE TEXTO A RESPONSABILIDADE EM REPREENDER O DEVORADOR SERIA DO SENHOR DOS EXÉRCITOS, POIS ELE MESMO DISSE QUE REPREENDERIA O DEVORADOR. A ATITUDE DE DIZIMAR E OFERTAR É NOSSA A REPREENSÃO DO SENHOR!

LOGO ENTENDO AQUI, QUE JEJUM, ORAÇÃO, EXPULASR ETC, NÃO RESOLVERIAM!

DEUS TERMINA DIZENDO QUE ELE SERIAM CHAMADOS DE BEM-AVENTURADOS POR TODAS AS NAÇÕES (ML3:12).

QUESTÕES FINAIS: AQUELES QUE PROSPERAM POR MEIO DESTA LEI ESPIRITUAL DEVEM ESTAR CIENTES DE UM VERSÍCULO QUE ESTA REGISTRADO EM lc 12:48 QUE DIZ: ... DAQUELE A QUEM MUITO É DADO, MUITO SE LHE REQUERERÁ, E A QUEM MUITO É CONFIADO, MAIS AINDA SE LHE PEDIRÁ. EXISTE UM PERIGO EM ENRIQUECER SEM FINALIDADE. UM OUTRO PERIGO DE JUNTAR TESOUROS NA TERRA E NÃO UTILIZA-LOS PARA O BEM DO PRÓXIMO. VOCÊ SE LEMBRA DAQUELA PASSAGEM DO RICO E LÁZARO ESTE JAZIA A PORTA DO RICO COM CÃES LAMBENDO-LHE AS FERIDAS E O RICO COM TODA SUA RIQUEZA NUNCA O AJUDOU! NA ETERNIDADE ISSO FOI COBRADO NA ETERNIDADE (LC 16:19-31).

OUTRA COISA IMPORTANTE É O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM NOSSO CORAÇÕES AO PROSPERAR. EM DT 8 DEUS FAZ UM ADVERTÊNCIA A NAÇÃO DE ISRAEL QUE ESTAVA PRESTES A PROSÉRAR: (DT 8:11-14) ...SE EXALTE O TEU CORAÇÃO E TE ESQUEÇAS DO SENHOR TEU DEUS, QUE TE TIROU DA TERRA DO EGITO, DA CASAS DA SERVIDÃO.

MUITAS PESSOAS RICAS SÃO INGRATAS, SOBERBAS, AVARENTA ETC. AMAM MAIS O DINHEIRO QUE O PRÓXIMO, POR ISSO JESUS DISSE QUE É MAIS FÁCIL PASSAR UM CAMELO (GRANDE NÓ DE CORDA DE NAVIOS) NO FUNDO DE UMA AGULHA DO QUE UM RICO HERDAR O REINO DE DEUS.

SER PROSPERO É MELHOR DO QUE SER RICO, O PRÓPRIO SÁBIO SALOMÃO FEZ UM SÁBIO PEDIDO: SENHOR NÃO ME DÊ ALÉM PARA EU NÃO ENSOBERBECER E NEM ME DEIXE FALTAR PARA EU NÃO MURMURAR.

ALGUMAS PESSOAS PERGUNTAM TAMBÉM SE SOMO FILHOS DE DEUS E ELE É DONO DO OURO E DA PRATA POR QUE ENTÃO VEMOS PESSOAS ÍMPIAS PROSPERAREM E NÓS FIHLOS DE DEUS PASSANDO DIFICULDADES?

PROVÉRBIOS DIZ QUE A RIQUEZA É UM DOM DE DEUS, COMO DISSE NEM TODOS PODEM SER RICOS POIS COMPROMETERIAM ATÉ MESMO SUA SALVAÇÃO. ALGUNS SOBEM A CABEÇA QUANDO PROSPERAM UM POUCO. E O CUIDADO DE DEUS EM NOS CONDUZIR É JUSTAMENTE PARA NOSSO PRÓPRIO BEM. LEMBRE-SE ELE É O PASTOR E NÓS SUA OVELHAS, É ELE QUEM NOS CONDUZ AS ÁGUAS TRANQUILAS.

ESPERO PODER TER AJUDADO DE ALGUMA FORMA, LEMBRE-SE SEJA SUA MOTIVAÇÃO EM CONTRIBUIR COM A OBRA DE DEUS SEM SEGUNDAS INTENÇÕES E SIM COM LIBERALIDADE POIS COM CERTEZA DEUS IRÁ ABRIR AS JANELAS DO CÉU E TE ABENÇOAR FINANCEIRAMEMTE.


PB. COSME BITTERNCOURT.