O NOME JACÓ UMA CARACTERÍSTICA DE TODA SUA VIDA!

Gn 25:24-26. CUMPRINDO-SE OS SEUS DIAS PARA DAR À LUZ, EIS GÊMEOS NO SEU VENTRE. E SAIU O PRIMEIRO, RUIVO E TODO COMO UMA VESTE CABELUDA; POR ISSO, CHAMARAM OSEU NOME, ESAÚ. E, DEPOIS, SAIU SEU IRMÃO, AGARRADA A SUA MÃO AO CALCANHAR DE ESAÚ, POR ISSO, SE CHAMOU O SEU NOME JACÓ. E ERA ISAQUE DA IDADE DE SESSENTA ANOS QUANDO OS GEROU.

 

NESTES VERSÍCULOS DESCOBRIMOS ALGO MUITO IMPORTANTE SOBRE O NOME DE JACÓ; O SEU SIGNIFICADO REAL. NA VERDADE SEMPRE VEMOS NA MAIORIA DAS BÍBLIAS QUE POSSUEM RODAPÉ, QUE O NOME JACÓ, SIGNIFICA USURPADOR, ENGANADOR, TRAPACEADOR ..ETC. E REALMENTE TEM SENTIDO ESTE NOME, PORÉM NO HEBARAICO. VEMOS DOIS SIGNIFICADOS PARA ESTE NOME.

1 - VEJA COM CUIDADO O QUE DIZ O TEXTO QUE ACABAMOS DE LER: QUANDO ESAÚ NASCEU, ELE TINHA MUITO CABELO, ERA COBERTO POR UMA QUANTIDADE MUITO GRANDE DE CABELO PARA UM RECÉM NASCIDO. ENTÃO A BÍBLIA DIZ: POR ISSO CHAMOU SEU NOME ESAÚ! OU SEJA, O MOTIVO DO NOME DO PRIMOGÊNITO SER ESAÚ LHE FOI DADO POR ELE SER CABELUDO.

EM SEGUIDA, NASCE JACÓ, AGARRADA SUA MÃO NO CALCANHAR DE ESAÚ. ENTÃO A BÍBLIA PROSSEGUE: POR ISSO CHAMOU SEU NOME: JACÓ!  OU SEJA, ASSIM COMO ESAÚ TEVE SEU NOME DADO DEVIDO O FATO DE ELE SER CABELUDO (POR ISSO CHAMOU-SE ESAÚ), DA MESMA FORMA JACÓ TEVE SEU NOME DADO POR TER NASCIDO AGARRADO SUA MÃO AO CALCANHAR DE SEU IRMÃO ESAÚ, (POR ISSO CHAMOU-SE JACÓ) OU SEJA, PELO FATO DE TER NASCIDO AGARRADO AO CALCANHAR DE SEU IRMAO ELE RECEBEU O NOME DE JACÓ! 

NA VERDADE O NOME JACÓ NÃO É LITERALMENTE UM NOME APENAS HEBRAICO. É UM NOME PROVENIENTE DO ORIENTE, ONDE JACÓ HABITAVA NESTE PERÍODO. NÃO PODEMOS DEIXAR DE DIZER QUE ESTE NOME JACÓ, TAMBÉM EXISTE NO HEBRAICO E TEM SIGNIFICADO IMPRÓPRIO PARA SE COLOCAR EM UMA PESSOA. QUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA COLOCARIA UM NOME DE ENGANADOR, USURPADOR EM UM DE SEUS FILHOS? 

TODOS PENSAM QUE JACÓ ENGANOU ESAÚ NO QUE DIZ RESPEITO A PRIMOGENITURA. MAS NOS SABEMOS QUE ESAÚ VENDEU SUA PRIMOGENIITURA A JACÓ, E COMPRADO NÃO É ROUBADO! PORÉM NÃO PODEMOS NEGAR QUE JACÓ FOI OPORTUNISTA E PROPOS NEGOCIAR A PRIMOGENITURA COM SEU IRMÃO, NO EXTAO MOMENTO QUE ESTE ESTAVA MORRENDO DE FOME. JACÓ NÃO O ENGANOU MAS FOI MAL CARATER EM PROPOR A NEGOCIAÇÃO DA PRIMOGENITURA NUM MOMENTO COMO ESTE. NÃO PODEMOS APROVEITAR DAS FRAQUEZAS DAS PESSOAS PARA NOS BENEFICIAR E FOI O QUE JACÓ FEZ. ACREDITO TAMBÉM QUE JACÓ FEZ ISSO POR VER QUE SEU IRMÃO NÃO SE IMPORTAVA COM AS COISAS DIVINAS. PROVA DISSO É QUE ESAÚ VENDEU A PRIMOGENITURA POR UM PRATO DE LENTILHAS.

MAS ESAÚ, PARECE TER ESQUECIDO QUE ELE VENDEU SEU DIREITO DE PRIMOGENITUFRA A JACÓ E QUANDO SEU PAI LHE PEDIU PARA PREPARAR UM GUISADO SABOROSO AFIM DE ABENÇÕA-LO, VEIO JACÓ EM SEU LUGAR E TOMOU A BENÇÃO QUE ELE HAVIA COMPRADO, ANTES DE SEU IRMÃO. JACÓ HAVIA COMPRADO A PRIMOGENITURA, POR ISSO TOMOU O QUE ERA SEU.

ESAÚ NA DESONESTIDADE, VEIO A SEU PAI TOMAR POSSE DAQUILO QUE JÁ NÃO ERA SEU, OU SEJA, A PRIMOGENITURA QUE ELE VENDERA.

QUANDO ESAÚ VEIO A SEU PAI, ISAQUE JÁ HAVIA ABENÇÕADO SEU IRMÃO JACÓ. ENTÃO ESAÚ FEZ REFERÊNCIA AO NOME DE JACÓ NO HEBRAICO (ENGANADOR, USURPADOR) VEJA: ENTÃO, DISSE ELE: NÃO FOI O SEU NOME JUSTAMENTE CHAMADO JACÓ? POR ISSO, QUE JÁ  DUAS VEZES ME ENGANOU: A MINHA PRIMOGENITURA ME TOMOU E EIS QUE AGORA ME TOMOU A MINHA BENÇÃO. (GN 27:36).

AQUI ESAÚ QUIZ DIZER: O NOME DE MEU IRMÃO NÃO FAZ JUS AO QUE ELE REALMENTE É! ENGANADOR! MAS NA VERDADE ELE QUEM ESTAVA TRAPACEANDO, POIS ELE QUERIA ALGO QUE JÁ NÃO LHE PERTENCIA, A PRIMOGENITURA QUE ELE HAVIA VENDIDO PARA JACÓ SEU IRMÃO!

SEGUINDO A VIDA DE JACÓ, VEMOS QUE ELE SEGUROU NÃO APENAS O CALCANHAR DE SEU IRMÃO MAS TUDO QUE ELE TINHA DETERMINADO EM SUA VIDA.

ELE FOI PARA A FACULDADE CHAMADO LABÃO, OU SEJA, ELE FOI PARA A CASA DE SEU FUTURO SOGRO, ONDE ELE APRENDERIA A NÃO ENGANAR SEU PAI, MESMO QUE ELE TENHA FEITO ISSO A MANDADO DE SUA MÃE.

NA FACULDADE, NA ESCOLA DA ENGANAÇÃO, NA CASA DE LABÃO, JACÓ FOI ENGANADO: AO VER RAQUEL ELE FICOU MARAVILHADO E QUIS CASAR-SE COM ELA. SEU SOGRO VENDO LUCRATIVIDDADE NISTO, PORPÔS A JACÓ TRABALHAR PARA ELE 7 ANOS. E FOI O QUE JACÓ FEZ. AGARROU A OPORTUNIDADE. AO CABO DE 7 ANOS ELE FOI RECEBER SUA BENÇÃO. HOUVE FESTA, MUITA ALEGIRA ETC. MAS NO DIA SEGUINTE A NÚPSIA, JACÓ PERCEBEU QUE NÃO ERA RAQUEL E SIM SUA IRMÃ LÉIA. ELE ENTÃO FOI FALAR COM LABÃO E O MESMO LHE DISSE QUE ERA O COSTUME DAR A MAIS VELHA EM CASAMENTO E DEPOIS A MAIS NOVA. E DISSE MAIS: QUE JACÓ TERIA DE TRABALHAR AINDA MAIS 7 ANOS POR RAQUEL (GN 29:21-31). MAS JACÓ NÃO DESISTIU, TRABALHOU 7 ANOS E AGARROU A BENÇÃO.

SEU SOGRO VENDO SUA PROSPERIDADE, MUDOU SEU SALÁRIO 10 VEZES, E AINDA SIM JACÓ NÃO PEDIU AS CONTAS, ELE FICOU FIRME ATÉ DEUS FAZER DELE DONO DE SEU PRÓPRIO NEGÓCIO E SAIR COM SUA FAZENDA ABENÇÕADA. (GN 31).

NO VAL DE JABOQUE, QUANDO SEU IRMÃO HAVIA DE ENCONTRA-LO E CERTAMENTE O MAL ESTAVA DETERMIDADO EM SEU CORAÇÃO, POIS ESAÚ VINHA COM 400 VARÕES.

JACÓ LUTOU COM UM ANJO A NOITE TODA. JACÓ LUTOU BRAVAMENTE E MESMO FERIDO NA JUNTURA DA COXA, PERMANECEU AGARRADO AO ANJO,, TAMANHA ERA SUA PERSEVERANÇA, E DISSE: NÃO TE DEIXO ENQUANTO NÃO ME ABENÇÕARES (GN 32:26). O ANJO VENDO SUA DETERMINAÇÃO E PERSEVERÂNÇA, PERGUNTOU: QUAL É SEU NOME? ELE DISSE: JACÓ (AQUELE QUE AGRARRA) O ANJO DEVE TER PENSADO, DEIXA EU ABENÇÕAR ESTE VARÃO POIS SE ASSIM EU NÃO FIZER, ELE, MESMO FERIDO NÃO IRÁ ME SOLTAR E VAI ACABAR SUBINDO COMIGO PRO CEÚS ...RS! JACÓ FOI ABENÇOADO E SEU NOME TROCADO PARA ISRAEL (CAMPEÃO DE DEUS).

TERMINO ESTE ESTUDO DIZENDO: AGARRE AS OPORTUNIDADE QUE DEUS TE DÁ! NÃO SEJA COMO AQUELES QUE DESISTEM FACILMENTE DEVIDO AS DIFICULDADES DA VIDA! FAÇA COMO JACÓ QUE NASCEU AGARRANDO SEU IRMÃO E FOI ATÉ O FIM AGARRANDO TODAS AS OPRTUNIDADE QUE DEUS LHE DEU.

NA BÍBLIA TODAS AS PESSOAS QUE RECEBERAM SUA BENÇÃO ERAM COMO JACÓ. EXEMPLO: A MULHER DO FLUXO DE SANGUE, ZAQUEU AO SUBIR NA FIGUEIRA BRAVA, A MULHER SIRO-FENÍCIA E O PAI QUE POSSUIA SEU FILHO POSSESSO DE DEMÔNIOS.

SEJA VOCÊ TAMBÉM ASSIM, NÃO DESISTA, PERSEVERE ATÉ O FIM E RECEBA DE DEUS A COROA DA VIDA.

 

PB. COSME BITTENCOURT.