Pré-tribulacionista ou Pós-tribulacionista?

INTRODUÇÃO: ANTES DE INICIARMOS ESTE ESTUDO BÍBLICO, QUERO EXPLICAR O QUE SIGNICA O TÍTULO DESTE ESTUDO:

PRÉ-TRIBULACIONISTAS: SÃO AQUELES QUE ACREDITAM QUE A IGREJA DE JESUS NÃO PASSARÁ PELOS EVENTOS ESCATOLOGICOS DESCRITOS NO APOCALIPSE (A GRANDE TRIBULAÇÃO). ELES ACREDITAM QUE A IGREJA SERÁ ARREBATADA ANTES DA MANIFESTAÇÃO DO ANTICRISTO E ESTARÁ COM JESUS NAS BODAS DO CORDEIRO E NO TRIBUNAL DE CRISTO NO CÉU.

PÓS-TRIBULACIONISTAS: SÃO AQUELES QUE ACREDITAM QUE A IGREJA IRÁ PASSAR POR TODOS OS EVENTOS DO APOCALIPSE, TAIS COMO: A MANIFESTAÇÃO DO ANTICRISTO, OS MARTÍRIOS, A FALTA DE PODER COMERCIAL, AS CATÁSTROFES E FLAGELOS QUE SOBREVIRÃO SOBRE TODA A TERRA, A VINDA GLORIOSA DE CRISTO ETC. ELES TAMBÉM NÃO CREÊM NO ARREBATAMENTO DA IGREJA ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO, E PENSAM QUE ISSO SE DARÁ NO FINAL QUANDO HOUVER A BATALHA DO ARMAGEDOM E ENTÃO ACONTECERÁ NESTE MOMENTO A VINDA GLORIOSA DE JESUS.

OBJETIVO: MOSTRAR UMA PERSPETCIVA BÍBLICA SOBRE ESSE ASSUNTO. 

MOSTRAR O PERIGO POR DETRÁS DO ERRO DE SE INTERPRETAR TUDO ISSO DE FORMA EQUIVOCADA.

DEIXAR CLARO QUE, SE AFIRMAMOS ALGO PRECISAMOS TER APOIO NAS ESCRITURAS BASEADO EM MAIS DE UMA REFERÊNCIA PODENDO ASSIM, FORMARMOS UMA DOUTRINA ESCATOLOGICA SOBRE O ASSUNTO.

EM QUE EU CREIO? SOU PRÉ-TRIBULACIONISTA E A PARTIR DE AGORA FAÇO UMA DEFESA APOLOGÉTICA SOBRE MINHA POSIÇÃO ESCATOLOGICAMENTE BÍBLICA DEFENDENDO A SÃ DOUTRINA HOJE DISTORCIDA.


1 - VAMOS ANALISAR LUCAS 21. DO VERSÍCULO 5 AO 6 É PROFETIZADO A QUEDA DO TEMPLO, DO VERSÍCULO 7 AO 19 É PROFETIZADO O PRINCÍPIO DE DORES, DO VERSÍCULO 20 AO 24 PROFETIZADO A DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM, DO VERSÍCULO 25 AO 28 É PROFETIZADO SINAIS NO ESPAÇO SIDERAL, CATASTROFES E FLAGELOS SOBRE A TERRA PUNINDO A HUMANIDADE, É PROFETIZADO A VINDA DE JESUS APÓS ISSO TUDO, E POR FIM UMA INSTRUÇÃO AOS CRENTES QUE PASSAREM POR TUDO ISSO, POIS ESTÁ PERTO A REDENÇÃO. ALGUNS JA ESTÃO DIZENDO: OLHA AI IRMÃO ESTÁ CLARO QUE A IGREJA PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO, OU QUE NESSE PERÍODO HAVERÁ CRENTES LÁ! OS PÓS-TRIBULACIONISTA JÁ VENCERAM, ALELUIA!!! MAS CALMA AI QUE NÃO TERMINEI ..RS! VAMOS PROSSEGUIR.  DO VERSÍCULO 29 AO 33 JESUS INSTRUI O POVO A OBSERVAR A FIGUEIRA QUE É ISRAEL, MOSTRANDO QUE ESSES EVENTOS TODOS QUE VIRÃO, SERÃO ORIENTADOS PELA NAÇÃO DE ISRAEL, POR ISSO A PALAVRA: OBSERVAI A FIGUEIRA! JESUS FALA QUE QUANDO COMEÇAR ESSES EVENTOS, ESTÁ PRÓXIMO O REINO O REINO DE DEUS. NO VERSO 32 JESUS AINDA DIZ QUE ESTÁ GERAÇÃO VIVERÁ TUDO ISSO! AI, AI E AGORA? VAMOS LÁ!

2 - NO VERSO 34 JESUS TRÁZ UM ALERTA: TENDE CUIDADO DE VÓS MESMOS ... PARA QUE O CORAÇÃO JAMAIS FIQUE SOBRECARREGADO COM AS CONCEQUÊNCIAS DA LIBERTINAGEM (GLUTONARIA), DA EMBRIAGUEZ E DAS ANSIEDADES DESTA VIDA TERRENA E PARA QUE AQUELE DIA NÃO SE PRECIPITE SOBRE VÓS COMO UMA ARMADILHA. AQUI JESUS CHAMA TODOS OS EVENTOS QUE ACONTECERÃO DE AQUELE DIA. NO VERSO 35 JESUS FALA DE SUA VINDA GLORIOSA SOBRE TODOS, REPITO, SOBRE TODOS, OS QUE VIVEM NA FACE DA TERRA. INCLUSIVE HÁ AQUI ALGUNS CRENTES OU ALGUNS QUE ACREDITARÃO EM CRISTO!

3 - AGORA SIM VEM O GRANDE E MEGA X DA QUESTÃO: REDOBRE AGORA SUA ATENÇÃO: NO VERSÍCULO 36 JESUS DÁ UMA INSTRUÇÃO PARA QUE NÓS NÃO PASSEMOS POR TODOS OS EVENTOS PROFETIZADOS. REPITO: JESUS DÁ UMA ORIENTAÇÃO, AFIM DE QUE QUEM SEGUIR SUAS INSTRUÇÕES NÃO PASSEM POR TODOS OS EVENTOS, A SABER: A GRANDE TRIBULAÇÃO, A IRA DO CORDEIRO, CATASTROFES NO ESPAÇO SIDERAL, OS FLAGELOS NA TERRA ETC. E QUE INSTRUÇÃO É ESTÁ? VEJA O QUE DIZ O VERSÍCULO 36: VIGIAI, PORTANTO, EM TODO TEMPO, ORANDO, PARA QUE POSSAIS ESCAPAR DE TODOS ESTES EVENTOS QUE ESTÃO PARA ACONTECER, E APRESENTA-VOS EM PÉ DIANTE DO FILHO DO HOMEM.  AQUI, É INEGÁVEL QUE A INSTRUÇÃO DE JESUS É PARA QUE AQUELE QUE AS SEGUIR SEJAM LIVRE DESSES EVENTOS TERRIVEIS QUE VIRÁ! E QUE POVO É ESSE? LOGICAMENTE AQUELES QUE SEGUIREM AS INTRUÇÕES DADAS POR JESUS. ESTÁ CLARO QUE TUDO ISSO IRÁ ACONTECER, PORÉM ESTÁ CLARO E TRANSPARENTE QUE HÁ UMA INSTRUÇÃO DE ESCAPAR DE TUDO ISSO! E É, ORANDO, VIGIANDO E ESTANDO DE PÉ DIANTE DO FILHO DO HOMEM.

ANTES DE PROSSEGUIRMOS NESTE ESTUDO, DEIXO AQUI UM DESAFIO AOS PÓS-TRIBULACIONISTAS, QUE ME RESPONDAM SOBRE ESTÁ INSTRUÇÃO DE JESUS: PARA QUE POSSAIS ESCAPAR DE TODOS ESTES EVENTOS, O QUE ISSO QUER DIZER? PORQUE JESUS INSTRUIU A VIGIARMOS E ORARMOS E ESTARMOS DE PÉ PARA EVITARMOS, NÃO ALGUNS, MAS SIM TODOS ESTES EVENTOS?

ESTA PERGUNTA PRECISA SER RESPONDIDA PARA QUE POSSAMOS PROSSEGUIR ADIANTE COM NOSSO ESTUDO!

EU JÁ OUVI ALGUNS PÓS-TRIBULACIONISTAS DIZEREM QUE HAVERÁ LIVRAMENTO PARA O POVO DE DEUS DURANTE ESSES EVENTOS DA IRA E DA GRANDE TRIBULAÇÃO QUE VIRÁ SOBRE TODA A TERRA. ALGUNS CHEGAM A DIZER QUE SERÁ COMO ISRAEL NA TERRA GÓZEN QUANDO DEUS DERRAMOU AS PRAGAS SOBRE OS EGÍPCIOS ENQUANTO ISRAEL RECEBIA O LIVRAMENTO.

ESSE LIVRAMENTO, QUE INCLUSIVE ESTÁ ESCRITO EM ALGUMAS REFERÊNCIAS COMO APOCALIPSE E TESSALONISSENSSES, OS QUAIS JÁ JÁ, IRIEI CITAR E COMENTAR, NÃO ACONTECERÁ, DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO! HAVERÁ LIVRAMENTO APENAS PARA UMA QUANTIA DE JUDEUS NESSE PERÍODO (ENTRAREI TAMBÉM NESSE ASSUNTO MAIS ADIANTE). AI EU EXPLICO PORQUE NÃO HAVERÁ LIVRAMENTO: SEGUNDO O PROFETA DANIEL, SERÁ DADO PODER AO ANTICRSITO PARA FAZER GUERRA AOS SANTOS E OS VENCER, LITERALMENTE O POVO SANTO SERÁ DESTRUIDO E EXTERMINADO. ENTÃO FAÇO UMA PERGUNTA: QUE LIVRAMENTO O POVO DE DEUS TERÁ SE AQUI O POVO SANTO SERÁ DESTRUÍDO? NÃO SERIA CONTRADITÓTIO? IMAGINO QUE VOCÊ QUEIRA ME FAZER UMA PERGUNTA TAMBÉM: SE VOCÊ CRÊ NO ARREBATAMENTO E A IGREJA SUBIU, QUEM SÃO ENTÃO ESSES SANTOS?

EU RESPONDO PARA VOCÊ MEU QUERIDO DE FORMA BÍBLICA: VAMOS LEMBRAR DO QUE JÁ DISSE: O TEXTO QUE CITAMOS EM LUCAS 21:36, NOS FALA DE PESSOAS QUE QUE ESTARÃO LÁ NESSES EVENTOS, E AINDA SÃO CHAMADOS DE POVO SANTO, DEPOIS HÁ DA PARTE DE JESUS UM ALERTA PARA QUE AQUELE DIA NO SE PRECIPITE SOBRE VÓS, E DEPOIS, JESUS NOS ENSINA COMO NÃO PASSARMOS POR TODOS ESSES EVENTOS QUE ACONTECERÃO. ESSES SANTO, ENTÃO SÃO QUEM? MUITO BEM, SE EXISTE UM ALERTA PARA QUE AQUELE DIA NÃO SE PRECIPITE SOBRE NÓS, E HÁ UMA MANEIRA DE ESTE DIA NÃO SER PRECIPITADO SOBRE NÓS, LOGO HÁ QUEM SIGA ESSAS INSTRUÇÕES E QUEM AS IGNORE. SE JESUS REVELOU OS ACONTECIMENTOS QUE VEM POR AI E SEGUIMOS, RECEBEMOS AQUILO QUE A INSTRUÇÃO NOS ORIENTOU. SE, PORÉM, AS IGNORAMOS, LOGO TEMOS ESSES EVENTOS PRESCIPITADOS SOBRE OS QUE SÃO NEGLIGENTES E NÃO DÃO OUVIDOS AO QUE O ESPÍRITO DIZ. ENTÃO ANTES DE INICIAR ESSES EVENTOS HÁ UMA INSTRUÇÃO E CONSEQUENTEMENTE UMA ORIENTAÇÃO DE COMO NÃO SER PEGO DE SURPRESA NESSE DIA, E É ORANDO, VIGIANDO E ESTANDO DE PÉ. LOGO ANTES DESTE EVENTOS ESTÁ CLARO QUE OS IMPRUDENTE E NEGLIGENTES NÃO RECEBRÃO O LIVRAMENTO E PARTICIPARÃO DESSE EVENTOS APOCALIPTICOS. LOGO UMA PARTE IRÁ FICA E NÃO RECEBERÁ O ESCAPE POR SUA PRÓPRIA CULPA, POR SEREM IMPRUDENTES. BASTA TÃO SOMENTE, VOCÊ SEGUIR A LINHA DE RACIOCÍNIO QUE VOCÊ VERÁ QUE ESTÁ CLARO COMO UM CRISTAL.

AFIRMO: EXISTE UMA PROMESSA DE LIVRAMENTO DESSES EVENTOS (Lc 21:36). E A CONDIÇÃO É: CUMPRIR OS REQUISITOS BÍBLICOS QUE JESUS DEIXOU. PERGUNTO PARA PROSSEGUIRMOS: HÁ OU NÃO UMA PROMESSA DE LIVRAMENTO? HUM? RESPOSTA: SIM E É INEGÁVEL!!!!! LOGO ENTENDEMOS QUE UMA CLASSE DE PESSOAS SERÁ LIVRE DE TODOS ESSES EVENTOS!

VEJA QUE NA PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS (MT 25:1-13) HÁ UMA CONDIÇÃO PARAELAS ENTRAREM NAS BODAS E OUTRA EXPLICAÇÃO PORQUE AS OUTRAS CINCO FICARAM PARA TRÁS. AS PRUDENTES TINHAM AZEITE EM SUAS LÂMPADAS, ENQUANTO AS IMPRUDENTE DEIXARAM TUDO PARA A ÚLTIMA HORA. NO FINAL JESUS DIZ: VIGIAI POIS NÃO SABEIS NEM O DIA, NEM A HORA QUE O FILHO DO HOMEM HÁ DE VIR. A PALAVRA É A MESMA: VIGIAI! AQUI ALGUMAS VÃO E OUTRAS FICAM. ASSIM TAMBÉM ALGUMAS RECEBRÃO O LIVRAMENTOS DOS EVENTOS APOCALÍPTICOS QUE SOBREVIRÃO SOBRE A HUMANIDADE E OUTROS PASSARÃO PELO EVENTOS DESCRITO NO APOCALIPSE. DEPENDE DE QUEM PASSAR OU NÃO PELA GRANDE TRIBULAÇÃO? DE QUEM DÁ OUVIDOS OU NÃO AO QUE JESUS INSTRUIU. MUITO SIMPLES!

AGORA SIM, CITO OS VERSÍCULOS QUE MOSTRAM E CONFIRMAM O QUE LUCAS 21:36 DIZ SOBRE O LIVRAMENTO DOS EVENTOS QUE VIRÃO:

APOCALIPSE 3:10: COMO GUARDASTE A PALAVRA DA MINHA PACIÊNCIA, TAMBÉM EU TE GUARDAREI DA HORA DA TENTAÇÃO QUE HÁ DE VIR SOBRE TODO MUNDO, PARA TENTAR OS QUE HABITAM NA TERRA. VOLTO A AFIRMA QUE JESUS FALOU QUE ISSO REFERE-SE AO LIVRAMENTO DE TODOS OS EVENTOS E TAMBÉM NÃO PODER SER UM LIVRAMENTO AO POVO SANTO DURANTE ESTE PERÍODO DA GRANDE TRIBULAÇÃO, POIS, O POVO SERÁ EXTERMINADO COMO JÁ CITADO EM DANIEL 8:24 E TAMBÉM APOCALIPSE 17:6 ONDE FALA DA RELIGIÃO FALSA JUNTAMENTE COM O PODE POLÍTICO QUE DESTRUIRÃO TODOS AQUELE QUE PROFESSAREM SUA FÉ EM CRISTO.

1 Ts 1:10 NOS FALA, NA PARTE FINAL DO VERSÍCULO, O SEGUINTE: ... JESUS, QUE NOS LIVRA DA IRA QUE CERTAMENTE VIRÁ. MAIS UMA VEZ UMA PROMESSA DE LIVRAMENTO DA IRÁ QUE CERTAMENTE VIRÁ. E COMO JÁ DISSE, NÃO TEM COMO SER DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO POIS O POVO SANTO SERÁ EXTERMINADO.

1 TS 5:9 PORQUE DEUS NÃO NOS DESTINOU PARA A IRA...

ALGUNS PÓS-TRIBULACIONISTAS ACHAM INJUSTO O FATO DE IRMÃOS SEREM MARTIRIZADOS DURANTES OS PRIMEIROS SÉCULOS DA IGREJA E OUTROS SEREM POUPADOS. VAMOS EXPLICAR ISSO! CERTA VEZ JESUS FALOU COM PEDRO SOBRE A FORMA QUE ELE IRIA GLORIFICAR A JESUS EM SUA MORTE E DE COMO JOÃO SERIA POUPADO (JO 21:18-22). PERGUNTO: JESUS FOI INJUSTO POR PERMTIR A FORMA COMO PEDRO FOI MORTO? SEGUNDO RELATOS DE EUSÉBIO DE CESARÉIA, FOI MORTO CRUCIFICADO DE CABEÇA PAR BAIXO. JÁ JOÃO, MORREU DE VELHICE PELO QUE CONSTA NA ILHA DE PATMOS. JESUS FOI INJUSTO? CLARO QUE NÃO E NEM SERÁ DURANTE ESTES EVENTOS SENDO QUE A INSTRUÇÃO DE EVITAR TUDO ISSO FOI DADA. PASSARÁ QUEM NÃO ORAR E NÃO VIGIAR. A RESPONSABILIDADE DE PASSAR SERÁ DE QUEM? DE JESUS OU NOSSA? NOSSA CERTAMENTE!

 

EM SEGUIDA VAMOS ESTUDAR UM TEXTO MUITO IMPORTANTE SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO ANTICRISTO (2 TS 2:1-8). NO VERSÍCULO 1 E 2 PAULO ROGA AOS IRMÃO, QUE OS MESMOS NÃO SE MOVAM DO ENTENDIMENTO QUE LHES FOI PASSADO E NEM QUE SE PERTURBEM. NO VERSÍCULO 3, PAULO COMEÇA A EXPLICAR DETALHADAMENTE COMO OS EVENTOS A SEGUIR ACONTECERIAM. VEJA O QUE DIZ O VERSÍCULO 3: DUAS COISAS IRÃO ACONTECER ANTES DA VINDA DE JESUS, PRIMEIRO A APOSTASIA, GUARDE ISSO POIS É IMPORTANTE, DEPOIS A MANIFESTAÇÃO DO HOMEM DO PECADO QUE É O ANTICRISTO. SE O TEXTO TERMINASSE AQUI, LOGO PODERÍAMOS AFIRMAR QUE A IGREJA CONHECERIA O ANTICRISTO ANTES DO ARREBATAMENTO, E ISSO É O MÁXIMO QUE PODERÍAMOS AFIRMAR, PORÉM VAMOS PROSSEGUIR. PULANDO PARA O VERSÍCULO 6, PAULO FALA SOBRE ALGO QUE DETÉM A MANIFESTAÇÃO DO ANTICRISTO E NO VERSÍCULO 7 PAULO DIZQUE SOMENTE HÁ UM QUE O RESISTE ATÉ QUE DO MEIO SEJA TIRADO; ENTÃO NO VERSÍCULO 8, APÓS AQUELE QUE RESISTE O ANTICRISTO SER TIRADO DO MEIO, É QUE ELE IRÁ SE MANIFESTAR E SERÁ REVELADO O INÍQUO.

CONFORME JÁ DISSE, EM LUCAS 21:36, JESUS ENSINOU E INSTRUIU A EVITARMOS TODOS OS EVENTOS QUE VIRIAM, INCLUSIVE A MANIFESTAÇÃO DO ANTICRISTO, POIS O TEXTO DIZ: HAVEIS DIGNOS DE EVITAR TODAS ESTAS COISAS ... SE ALGUÉM PODERÁ EVITAR TODOS ESTES EVENTOS LOGO ENTENDEMOS QUE HAVERÁ PESSOAS QUE SERÃO TIRADAS, ARREBATADAS E NÃO PRESENCIARÃO ESSES EVENTOS. EU PERGUNTO AOS PÓS TRIBULACIONISTAS: QUEM É O QUE RESISTE AO ANTICRISTO ATÉ QUE DO MEIO SEJA TIRADO PARA QUE SÓ ENTÃO ELE SE MANIFESTE? EU RESPONDO: POR ISSO, AFIRMO BASEADO NAS PROMESSAS DE LIVRAMENTO QUE JESUS FEZ EM AP 3:10 E TAMBE´M EM 1 TS 5:9 O QUAL DIZ QUE NÃO FOMOS DESTINADOS PARA A IRA, QUE PARTE DA IGREJA IRA SUBIR NO ARREBATAMENTO CONFORME 1 COR 15:51-53. OS PÓS TRIBULACIONISTA ACREDITAM QUE O ARREBATAMENTO SO SE DARÁ NO FINAL, QUANDO TERMINAR A GRANDE TRIBULAÇÃO, PORÉM SE PODEMOS SER ACHADOS DIGNOS DE EVITAR TODAS ESTAS COISAS, LOGO NÃO ESTAREMOS AQUI, E É POR ISSO QUE ACREDITO NO ARREBATAMENTO DA IGREJA ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO E NÃO NO FIM COMO ALGUNS PENSAM.

VEJA QUE O TEXTO QUE CITEI EM 2 TS DIZ QUE HAVERÁ UMA APOSTASIA. APOSTASIA E O ABANDONO DA FÉ. QUEM ABANDONA A FÉ, NA VIGIA, NÃO ORA E NÃO SE ACHARÁ DIGNO DE EVITAR ESSES EVENTOS FUTUROS QUE OCORRERÃO. POR ISSO GRANDE PARTE DA IGREJA FICARÁ POR NEGLIGENCIAR AS INTRUÇÕES DE JESUS PARA EVITAREM O ARREBATAMENTO E OS ACONTECIMENTOS E EVENTOS GERAIS QUE ENVOLVEM O APOCALIPSE. E ESSE É O MOTIVO PELO QUAL VOCÊ VÊ JESUS FALANDO COM ELEITOS, COM SUA IGREJA, POIS NESSE PERÍODO, OS QUE NÃO EVITARAM OS EVENTOS, CERTAMENTE IRÃO VOLTAR-SE PARA CRISTO ARREPENDIDOS E ESTARÃO DISPOSTOS A SE NECESSÁRIO FOR, MORREREM PELA CAUSA PELA QUAL OUTRORA ELES NÃO FORAM ACHADOS DIGNOS DE EVITAR.

SE LUCAS 21:36 NÃO EXISTISSE, EU ACREDITARIA QUE A IGREJA PODERIA PASSA PELA GRANDE TRIBULAÇÃO, PORÉM COMO ESTE VERSÍCULO EXISTE, NÃO POSSO NEGA-LO! SIM GARNDE PARTE DA IGREJA PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO, PORÉM SÃO OS NÃO ESTAVAM DE PÉ NA PRESENÇA DE JESUS. E VOCÊ QUE ESTÁ LENDO ESTE ESTUDO COMO ESTÁ A SUA VIDA? VOCÊ QUE EVITAR TODAS ESTAS COISAS? FAÇA ENTÃO SUA PARTE, VIGIE E ORE E VIVA DIGNAMENTE E VOCÊ SERÁPOUPADO DE TODOS OS EVENTOS QUE BREVE SER MANIFESTARÁ.

VAMOS PENSAR EM MAIS UMA COISA: JESUS DISSE QUE VIRIA EM UMA HORA QUE NÃO PENSEIS. E TAMBÉM, QUE SERIA COMO LADRÃO A NOITE! SE NÓS FOSSEMOS REALMENTE PASSAR PELA GRANDE TRIBULAÇÃO NÓS COM CERTEZA SABERÍAMOS BEM APROXIMADAMENTE A DATA DA VINDA DE JESUS! PORQUE DIGO ISSO? POR QUE A GRANDE TRIBULAÇÃO IRA DURAR 7 ANOS NO TOTAL E SE A GRANDE TRIBULAÇÃO COMESSASSE COM A MANISFESTAÇÃO DO ANTICRISTO, HOJE, POR EXEMPLO, SABERÍAMOS QUE A VINDA DE JESUS EM GLORIA SERIA EM 2024 VISTO QUE HOJE ESTAMOS EM 2017. EU PERGUNTO: ISSO SERIA SURPRESA, ISSO SERIA COMO LADRÃO NA NOITE, ISSO NOS DEIXARIA ALERTA? CLARO QUE NÃO, POIS ESTARIA EXPLICITO QUE JESUS VIRIA 7 ANOS APÓS O INÍCIO DA GRANDE TRIBULAÇÃO. ISS SERIA TOTALMENTE SEM NEXO.

OS JUDEUS QUE SERÃO PROTEGIDOS DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO: HAVERÁ UM GRUPO DE JUDEUS QUE SÃO CONHECIDOS COMO OS 144.000 QUE SERÃO SELADOS E PROTEGIDOS POR DEUS. (AP 71-8) E EM APOCALIPSE 9:4-6, VEMOS QUE OS HOMENS SÃO ATORMENTADOS POR 5 MESES, PORÉM OS SELADOS (144.000) SÃO PROTEGIDOS POR DEUS. LEMBRE-SE, ESTAMOS FALANDO DE JUDEUS E NÃO GENTIOS.

VEJA QUE NO CAPÍTULO 7:9-17 ENCONTRAMOS OUTRO DETERMINADO GRUPO NO CÉU, E ESSE GRUPO É DOS GENTIOS (PESSOAS QUE NÃO SÃO JUDEUS), PESSOAS DE VÁRIAS TRIBOS, LÍNGUAS E NAÇÕES. ELES JÁ ESTÃO NO CÉU. ELES SÃO OS GENTIOS QUE MORRERAM DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO. ESSES SÃO OS QUE NÃO EVITARAM TODAS AS COISAS, OU SEJA, ELES FAZIAM PARTE DA IGREJA, PORÉM NÃO FORAM ACHADO NA ÉPOCA DO ARREBATAMENTO CONFORME JESUS INSTRUIU E FICARAM NA GRANDE TRIBULAÇÃO E NÃO FORAM GUARDADOS POIS FORAM MORTOS PELO ANTICRISTOAO SE VOLTAREM PARA CRISTO E REJEITAREM ADORAR O ANTICRISTO (DN 8:24 LEIA TAMBÉM 2 TS 2:4).

QUANDO PAULO DISSE: EIS QUE VOS DIGO UM MISTÉRIO, NEM TODOS DORMIREMOS, ISSO MOSTRA QUE HÁ PESSOAS QUE NÃO MORRERAM E QUE ESTARÃO VIVAS NO ARREBATAMENTO. ESSA PALAVRA NÃO SE DESTINA A JUDEUS E SIM A IGREJA NO GERAL. LOGO SE OS GENTIOS SERÃO MORTOS NA GRANDE TRIBULAÇÃO, ENTÃO, NÃO PODEM ESTAR VIVOS QUANDO JESUS APARECERÁ NO FINAL, ISSO TAMBÉM SERIA CONTRADITÓRIO. POR ISSO MAIS UMA VEZ AFIRMO QUE HAVERÁ ESCAPE ANTES (O ARREBATAMENTO) NO INÍCIO DA GRANDE TRIBULAÇÃO.

COMO NOS DIA DE NOÉ ( Mt 24:36-42:   VAMOS ANALISAR A SEMELHANÇA QUE EXISTE NOS DIAS DE NOÉ COM A VINDA DE JESUS! PRIMEIRO VAMOS AO TEXTO: ENTRETANTO, A RESPEITO DAQUELE DIA E HORA NINGUÉM SABE, NEM OS ANJOS DOS CÉUS, NEM O FILHO, SENÃO EXCLUSIVAMENTE O PAI. COMO ACONTECEU NOS DIAS DE NOÉ, ASSIM TAMBÉM SE DARÁ POR OCASIÃO DA CHEGADA DO FILHO DO HOMEM. PORQUE NOS DIAS QUE ANTECEDERAM AO DILÚVIO, O POVO LEAVA A VIDA COMENDO E BEBENDO, CASANDO-SE E OFERECENDO-SE EM MATRIMÔNIO, ATÉ O DIA EM QUE NOÉ ENTROU NA ARCA, E AS PESSOAS NEM NOTARAM, ATÉ QUE CHEGOU O DILÚVIO E LEVOU A TODOS. ASSIM OCOCRRERÁ NA VINDA DO FILHO DO HOMEM. DOIS HOMENS ESTARÃO NA LAVOURA: UM SERÁ ARREBATADO, MAS OUTRO DEIXADO. DUAS MULHERES ESTARÃO TRABALHANDO NUM MOINHO: UMA SERÁ ARREBATADA, A OUTRA FICARÁ PARA TRÁS. POR ISSO, VIGIAI, PORQUANTO NÃO SABEIS EM QUE DIA VIRÁ O VOSSO SENHOR.

1 - A RESPEITO DAQUELE DIA E HORA NINGUÉM SABE: OS PÓS-TRIBULACIONISTAS DIZEM QUE A IGREJA IRÁ PASSAR PELA GRANDE TRIBULAÇÃO E QUE O ARREBATAMENTO ACONTECERÁ QUANDO HOUVER O CERCO EM JERUSALÉM, E NESSE MOMENTO JESUS VEM E OS ARREBATA. SE ISSO FOSSE VERDADE, ESSE MODELO NÃO PARECE COM O QUE VEMOS NOS DIAS DE NOÉ, POIS NESSE PENSAMENTO PÓS-TRIBULACIONISTA NÃO SERÁ SURPRESA A VINDAD DE JESUS POIS SEGUNDO ELES JESUS VOLTA APÓS OS 7 ANOS, QUE SERÁ O PERÍODO QUE DURARÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO. JÁ NO ARREBATAMENTO, QUE É JUSTAMENTE O QUE EU ACREDITO, A IGREJA TEM QUE FICAR APERCEBIDA E VIGILANTE POIS JESUS VEM A HOTA QUE NÃO PENSAMOS (Mt 25:13).

2 - COMO ACONTECEU NOS DIAS DE NOÉ, ASSIM SE DARÁ.... VEJA QUE O MODELO DA VINDA DE JESUS, SERÁ COMO NOS DIAS DE NOÉ. E EU PERGUNTO, COMO FOI NOS DIAS DE NOÉ? SEGUNDO AS ESCRITURAS SAGRADAS NOÉ ERA PREGADOR DO EVANGELHO E FEZ ISSO ATÉ QUE DEUS ORDENOU QUE ELE E SUA FAMÍLIA E OS ANIMAIS ENTRASSEM NA ARCA E AI ENTÃO, VEIO O DILÚVIO SOBRE TODA A TERRA (2 Pd 2:5-9 leio especialmente o verso 9). VEJA A SEMELHANÇA QUE HÁ COM NOSSA VISÃO PRÉ-TRIBULACIONISTA. NÓS PREGAMOS QUE O PERÍODO DA GRANDE TRIBULAÇÃO SE INICIARÁ QUANDO O EVANGELHO FOR PREGADO EM TODO O MUNDO, ENTÃO VIRÁ O FIM (Mt 24:14). VEJA A SEMELHANÇA: NOÉ PREGOU, A IGREJA TAMBÉM (Mt24:14), DEUS POUPOU NOÉ E SUA FAMÍLIA, JESUS NO ARREBATAMENTO TAMBÉM LEVARÁ SUA IGREJA QUE SERÁ POUPADA DE PASSAR PELA GRANDE TRIBULAÇÃO (1 TS 4:17), SE FOSSE DIFERENTE DISSO, JESUS NÃO DIRIA QUE OS DIAS DE NOÉ SERVEM PARA NÓS DE MODELO, POIS SE A IGREJA IRÁ PASSAR PELA GRANDE TRIBULAÇÃO LOGO O EXEMPLO DA ARCA NÃO TEM NEXO; E SE ALGUÉM DIZ QUE DEUS GUARDARÁ SEU POVO COMO NOÉ FOI GUARDADO, TAMBÉM NÃO TEM NEXO POIS ESTÁ ESCRITO QUE A IGREJA SERÁ MARTIRIZADA. A IDÉIA PÓS-TRIBULACIONISTA FICA SEM SENTIDO (Ap 6:9-11, Ap 7:9, 13-14). SEGUNDO CONSTA, A SEMELHANÇA DA VINDA DE NOÉ E A VINDA DE JESUS, AMBAS SE ASSEMELHAM EM MAIS UM PONTO: A CHEGADA DO DILÚVIO VEIO EM UM TEMPO EM QUE OS HOMENS NÃO PENSAVAM, ELA VEIO DERREPENTE SEM QUE PERCEBECEM, APENAS HAVIA NÓE QUE ERA UM MENSAGEIRO QUE ALERTAVA O POVO SEM MUITO SUCESSO (Mt 24:36-39). ASSIM TAMBÉM, TEMOS A IGREJA PREGANDO A PALAVRA DE DEUS E AS PESSOAS VIVENDO COMO SE NADA TIVESSE ACONTECENDO, ENTÃO DERREPENTE JESUS VEM BUSCAR A SUA IGREJA VEJA OS TEXTOS A SEGUIR (Mt 24:39-44). OUTRA SEMELHANÇA DOS DIAS DE NOÉ, É QUE O MUNDO ESTAVA EXTREMAMENTE CORROMPIDO E ESSE FOI O MOTIVO DA MANIFESTAÇÃO DA IRA E DO JUIZO DE DEUS (Gn 6:5-7), JÁ EM NOSSO DIAS, COM MUITO MAIS INTENCIDADE, VEMOS A INIQUIDADE QUE É O PECADO, SE MULTIPLICAR AINDA MAIS (Mt 24:12-13 E Rm 1:18).

CONSIDERAÇÕES FINAIS: É IMPORTANTE LEMBRARMOS QUE TODOS ESSES EVENTOS ESCATOLÓGICOS IRÃO ACONTECER! SEGUNDO A BÍBLIA, NÓS ESTAMOS NO FIM DO PRINCÍPIO DE DORES ONDE O ÚLTIMO SIM=NAL SERÁ QUE O EVANGELHO DO REINO SERÁ PREGADO EM ESTEMUNHO A TODAS AS GENTE E ENTÃO VIRÁ O FIM. NESSE PERÍODO A IGREJA SERÁ ARREBATADA E SE DARÁ INÍCIO AO PREÍODO CHAMADO DE A GRANDE TRIBULAÇÃO, ONDE HAVERÁ CATASTROFES NA TERRA E NO ESPAÇO SIDERAL. ESSE PERÍDO TERÁ DURAÇÃO DE 7 ANOS, ENTÃO HAVERÁ O ARMAGEDOM ONDE FINALMENTE O ANTICRISTO (UM GOVERNANTE MUNDIAL MALÍGNO) SERÁ DESTRUÍDO JUNTAMENTE COM A BESTA E O FALSO PROFETA. SAT´NAS SERÁ PRESO POR MIL ANOS E DEPOIS SOLTO POR UM ESPAÇO DE TEMPO. DEPOIS ENTÃO HAVERÁ O GRANDO TRIBUNAL, ONDE HAVERÁ A SEGUNDA RESSURREIÇÁO E O JUÍZO FINAL DO GRANDE TRONO BRANCO.

NÃO SE ESQUEÇA DESTE VERSÍCULO REGISTRADO EM LUCAS 21:36 ¨ VIGIAI, PORTANTO, EM TODO O TEMPO, ORANDO, PARA QUE POSSAIS ESCAPAR DE TODOS ESTES EVENTOS QUE ESTÃO PARA ACONTECER, E APRESENTAR-VOS EM PÉ DIANTE DO FILHO DO HOMEM6 .

ESTE VERSÍCULO FOI CITADO APÓS O SERMÃO PROFÉTICO NO CAPÍTULO 21 DE LUCAS. ELE MOSTRA QUE HAVERÁ PESSOAS NO PERÍODO DA GRANDE TRIBULAÇÃO QUE NÃO SEGUIRAM AS INTRUÇÕES QUE ERAM: VIGIAR E ORAR. PORTANTO FICA CLARO QUE EXISTE UMA POSSIBILIDADE DE EVITARMOS PASSAR POR TODOS, REPTIO, TODOS OS EVENTOS QUE DEVEM ACONTECER. PORTANTO CABE A NÓS CUMPRIRMOS NOSSA PARTE VIGIANDO, POIS JESUS ESTÁ VOLTANDO PARA BUSCAR A SUA IGREJA.

O PENSAMENTO PÓS-TRIBULACIONISTA SE TORNA PERIGOSO POIS, ELE NÃO NOS COLOQUE EM ALETRA SOBRE A VINDA DE JESUS DE REPENTE COMO UM LADRÃO NA NOITE, POIS SEGUNDO ESSA CORRENTE TEOLÓGICA AS PESSOAS SABERÃO QUANDO JESUS IRÁ VOLTAR E ISSO É UMA INVERDADE.

TENHA CUIDADO TAMBÉM POIS INUMERAS PESSOAS HOJE ESTÃO DISTORCENDO AS ESCRITURAS SAGRADAS. PEÇA A UM PÓS-TRIBULACIONISTA PARA EXPLICAR A VOCÊ LC 21:36.

 

ABRAÇO, COSME BITTENCOURT (PR. DA IGREJA BATOSTA NACIONAL CRISTO VIVE EM LAVRAS - MG)