Por Marcos Melo
O dia de São Cosme e São Damião é comemorado pela Igreja Católica em 26 de Setembro. Nesta data é comum ver a livre distribuição de doces para as crianças, que ingenuamente aceitam, desconhecendo a razão pela qual esta ação é mantida há tantos anos.
A prática da doação de doces às crianças também está presente em outras religiões, como na Umbanda, dissipada pelo sincretismo religioso.
O pastor João Paim, membro da Igreja Assembleia de Deus de Jacarepaguá, explicou ao Verdade Gospel o que antecede essa manifestação religiosa.
Assista ao vídeo:
Comentários: Eu fui criado em uma família em que minha vó (Elza já falecida) pratica macumba e outras coisas. Vi muitas vezes em festa de cosme e damião minha vó e sua amigas, receberem entidade malignas ao redor dos bolos que eram consagrados a cosme e damião. Estas mulheres cuspiam no bolo e amaldiçoavam oboloque eram ofertados as crianças. Muitas destas crianças nem imaginavam o que aconteciam por detrás daquela festa. Para você terem idéia, eu, dono deste website tenho por nome de Cosme e meu irmão se chama Damião (somos Gêmeos). Digo a todos pais e mães que jamais permitam que seu filhos comam balas desta festa (Cosme e Damião).
Pb. Cosme Bittencourt