O novo ministro da defesa de Lula quer falar com Bolsonaro: «Não há problema, ele não precisa de ser um inimigo».

09/12/2022 15:37

A escolha do Presidente eleito brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para o Ministério da Defesa, José Múcio, pediu para se encontrar com Jair Bolsonaro, com quem partilha um passado comum. "Não há o mais pequeno problema. Em democracia, temos de respeitar o outro lado. Ele não precisa de ser um inimigo", disse ele.

Archivo - Jair Bolsonaro. - Ivan Abreu/SOPA Images via ZUMA / DPA

"Bolsonaro é um colega há 20 anos. Eu falo sempre com ele. Quando ele perdeu as eleições, fui cumprimentá-lo", revelou Múcio, que também pediu para se encontrar com o seu antecessor de Janeiro, Paulo Sérgio Nogueira, bem como com o resto dos comandantes das Forças Armadas.

Nas suas primeiras declarações como futuro ministro da defesa, Múcio salientou que "não há o menor problema" e que Bolsonaro só pode ser um "adversário" e não um inimigo. "Ele sabe em quem votei", disse ele, relata 'O Globo'.

"Quanto mais pacífico for, mais fácil será para os que partem e mais fácil será para os que chegam", disse Múcio, cuja nomeação foi elogiada por Bolsonaro quando se soube que ele poderia tornar-se ministro da defesa. "É um bom nome", disse ele de acordo com fontes próximas do Palácio de Alvorada.

Múcio e Bolsonaro foram colegas dentro da Câmara dos Deputados durante uma fase da longa carreira como parlamentar do ainda presidente do Brasil. O novo ministro da defesa foi deputado federal por Pernambuco entre 1991 e 2007 para três partidos diferentes, todos eles conservadores.

Isto não o impediu de se tornar chefe do Secretariado de Relações Institucionais sob o segundo governo de Lula. Em 2009 foi nomeado para um cargo de juiz do Tribunal de Contas da União.

Múcio é um dos cinco nomes que Lula da Silva avançou esta sexta-feira que fará parte do seu governo. Juntamente com ele, anunciou também os chefes das Finanças, Fernando Haddad; Negócios Estrangeiros, Mauro Vieira; Casa Civil, Rui Costa; e Justiça, Flávio Dino. O presidente eleito disse que revelará mais alguns ministros do novo gabinete esta segunda-feira.