Amizade, algo raro de se encontrar e precioso para se guardar!

 

DEFINIÇÃO DE AMIZADE (SECULAR): Estima, afeição, simpatia, independente da família.

DEFINIÇÃO DE AMIZADE BÍBLICA: Duas palavras do Antigo Testamento, a hebraico ¨rea¨ (e seus derivados), ¨amigo¨, ¨vizinho¨, ¨companheiro¨ e ¨oheb¨, ¨amigo querido¨. E duas palavras no Novo Testamento, o grego ¨hetairos¨, ¨companheiro¨, ¨vizinho¨, ¨amigo¨ e ¨philos¨, ¨amigo querido¨, ambas palavras se referem a companheiro e amigos íntimos.

A Bíblia faz muitas referências sobre amizade, amizade entre homens de Deus, amizade entre mulheres de Deus e até mesmo amizade entre Deus e o homem.

AMIZADE ENTRE HOMENS DE DEUS:

Uma das histórias de amizade mais profunda e bonitas que a bíblia registra, foi a amizade entre Davi e Jônatas. Após a triunfante vitória de Davi sobre o filisteu Golias de gade, Davi atraiu para si muitas coisas; entre elas a atenção de Saul, que quis saber quem era seu pai, a simpatia e honra de todo o povo e também a amizade de Jônatas, filho de Saul. Esta amizade começou em 1 Sm 18:1-4. Depois ambos fizeram uma aliança no campo, após Jônatas constatar que Saul, seu pai, realmente queria matar Davi (1Sm cap. 20). Quando Davi soube da morte de Jonatas, ele disse: Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão querido me eras! Maravilhoso me era o teu amor, mais maravilhoso do que o amor das mulheres (1Sm 1:26). Mesmo após a morte de Jônatas, Davi honrou a aliança que tinha com Jônatas e Mefibosete, filho de Jônatas, foi lembrado e honrado devido esta grande amizade entre Jônatas e Davi.

A amizade entre Jônatas e Davi foi marcada por um amor sincero entre dois homens de Deus, uma aliança fiel entre dois amigos que durou até mesmo depois da morte prematura de Jônatas. Jônatas salvou a Davi de seu pai Saul e Davi honrou a descendência de Jônatas após sua morte, simplesmente por amor ao seu amigo Jônatas. Que história linda.

AMIZADE ENTRE MULHERES DE DEUS:  Uma história linda de amizade entre mulheres, foi a amizade entre Rute e sua sogra Noemi. Após Noemi ficar viúva e perder seus dois filhos, ela se viu em uma condição muito difícil e resolveu retornar para sua terra. Logo, Noemi tentou despedir suas duas noras, Orfa e Rute. Orfa voltou para sua terra, para seu povo e após seus deuses, porém Rute disse uma das mais lindas declarações de amizade e amor fraternal: Não me instes para que te deixe, e me obrigue a não seguir-te. Aonde quer que fores irei, e onde queres que pousar, ali pousarei, O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me o Senhor o que bem me aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. (Rt 1:16-17).

É tão difícil escutarmos a respeito de uma amizade tão linda entre sogra e nora! Aqui Rute demostrou que os verdadeiros amigos se revelam nos momentos mais difíceis da vida. Quando Noemi precisou de um braço estendido, lá estava Rute demonstrando total fidelidade a sua sogra Noemi, mesmo após seu marido ter falecido, o filho de Noemi.

Salomão proferiu muitas palavras sábias acerca da amizade:

Em todo tempo ama o amigo, e na angústia nasce um irmão. (Pv 17:17)

É muito fácil declarar amizade a alguma pessoa nos momentos felizes e alegres, mas os verdadeiros amigos nascem nas maiores dificuldades. Essas pessoas são verdadeiros irmãos! Considere-as!

... existe amigo mais chegado que um irmão (Pv 18: 24).

Está é outra verdade, as vezes os amigos são mais chegados que os próprios irmãos sanguíneos. Este, é um amor independente de família.

 

CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM SUPOSTOS AMIGOS:

Amizade não é algo que se compra! Infelizmente algumas pessoas são amigas de outras pelo que elas possuem, pelo que elas representam, pelo o que podem receber em troca ...etc. Quando estas pessoas perdem suas posições, logo também perdem os ¨amigos¨, você lembra do filho pródigo? Perdeu o dinheiro, perdeu também os amigos e ninguém lhe dava nada! A verdadeira amizade está além do dinheiro. Isto que vou dizer não é regra, mas as pessoas ricas têm muita dificuldade em obter amigos, pois suas condições atraem muitas pessoas que estão interessadas não em uma aliança fraternal e sim em apenas lucratividades! Pv 14:20 diz: Os pobres são evitados até pelos seus vizinhos, mas os amigos do rico são muitos. Olhe o que está escrito em Pv 19:4: As riquezas granjeiam muitos amigos, mas o pobre o seu próprio amigo o deixa. Não esqueça de ler Tiago cap. 2.

Será que estas pessoas, serão amigos depois de uma crise financeira ou alguma provação?

Uma amizade linda, existiu entre Daniel, Mizael, Ananias e Azarias. A bíblia diz que após Daniel entregar a revelação de Deus ao rei Nabucodonosor, Daniel foi imediatamente engrandecido e também foi estabelecido como governador de toda a província da Babilônia. (Dn 2:48). Então, a bíblia também, registra que este mesmo Daniel fez, um pedido ao rei! E qual foi este pedido? Simplesmente que seus amigos fossem promovidos também! Que seus amigos, Ananias, Azarias e Mizael, fossem estabelecidos como superintendentes sobre os negócios da província da Babilônia! Olhe o que é amizade! Quando Daniel e seus amigos estavam em apuros, eles oraram juntos (Dn 2: 17-18). Porém quando Daniel foi promovido, sua amizade falou tão alto que ele foi até ao rei solicitar também a promoção de seus amigos.

Esta é outra verdade acerca da amizade. Os verdadeiros amigos jamais querem sua desgraça, seu desemprego, sua ruína. Pelo contrário, se eles são promovidos, querem que você cresça juntamente com eles.

Eu aprendi, ao longo de minhas experiências com a amizades, que nós nunca, jamais devemos colocar qualquer pessoa em uma posição semelhante à de Deus. Ou seja, tem coisas que devemos compartilhar somente com Deus. Tem pessoas que qualquer problema, corre para contar ao amigo; e nem sempre este ¨amigo¨ é mesmo seu amigo! Depois esta pessoa sai espalhando seus problemas para os outros amigos. Logo todos estão sabendo!

Certa vez, Deus alertou minha esposa acerca de uma moça que era sua ¨amiga¨ intima! Deus disse: esta pessoa não é sua amiga é um crente feiticeiro, que deseja que tudo dê errado para você! Foi tido e feito, fomos traídos por essa amizade! Muito cuidado com quem frequenta sua casa! Com quem se diz seu ¨amigo¨ observe os parâmetros bíblicos e certifique-se que realmente está pessoa é sua amiga!

 

AMIZADE COM DEUS: A bíblia refere-se a Abraão como ¨amigo¨ de Deus! (Tg 2:23).

A bíblia diz que Abraão foi chamado por Deus no capítulo 12 de Gênesis. O Senhor então fez ao seu ¨amigo¨, algumas exigências, e uma delas creio, era muito difícil! Sair do meio de sua parentela! Mais, o ¨amigo¨ de Deus não mediu esforços, saiu, e foi a um lugar que nem mesmo ele sabia onde era, mas foi pela fé no seu ¨amigo¨, Deus! Creio que naquele instante, Deus deve ter olhado para Abraão com muita felicidade, e talvez tenha pensado encontrei um amigo! Esta amizade foi uma das mais linda que houve entre Deus e um homem. Certa vez, em Gerar, por causa da beleza de Sara, Abraão temeu por sua própria vida, e em sua fraqueza, pediu a Sara, que ela dissesse que era apenas sua irmã e não sua esposa! Abimeleque então, mandou buscar a Sara para ser sua esposa! Abraão agora estava em apuros pois além de sofrer adultério também corria o risco de perder sua esposa Sara. Então Deus, o ¨amigo¨ de Abraão, entra em cena. De noite Deus visita Abimeleque e lhe diz que ele iria morrer, pois estava a mulher que estava com ele era casada. Abimeleque logo se justificou e disse ao Senhor que ele havia feito isto com sinceridade de coração, pois o mesmo Abraão havia dito que Sara era sua irmã! Deus disse que Ele mesmo havia impedido Abimeleque de tocar em Sara e de pecar contra Deus. Deus deu a ordem para que Abimelque devolvesse a mulher a seu marido pois ele era profeta.  Ah se não fora a amizade de Deus!!! (Gn 20)

Quando Deus foi destruir Sodoma e Gomorra Ele disse: Esconderei a Abraão o que vou fazer? (Gn 18:17). Deus deu a Abarão a oportunidade de interceder pelo seu sobrinho Ló.

Deus então resolve deixar claro o que é ser um amigo de Deus. Deus dá a ordem a Abraão para ele ir ao monte Moreá, e lá pede a vida de seu filho Isaque. Até onde iria a amizade entre Deus e um homem? Abraão então sem questionar, apenas acreditando que Deus, seu ¨amigo¨, era poderoso para ressuscitar Isaque, pôs se então a obedecer a Deus. Quem era agora o mais importante, seu filho Isaque que Abraão esperara a vida toda ou seu ¨amigo que lhe dera tal benção?  Certamente seu ¨amigo¨ Deus. Abrão provou então que a coisa mais importante era a ¨amizade com Deus¨.

O que não poderíamos dizer acerca de Moises o qual sua irmã Miriã lhe criticou e Deus lhe chamou na tenda da congregação juntamente com Arão seu irmão e lhe disse: Se entre vós há profeta, eu o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moises, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, às claras, e não por figuras; ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moises? (Nm 12 1:8). Nesta mesma tenda Deus falava com Moises face a face como dois amigos (Ex 33:11). Quantas vezes Israel foi poupado pela intercessão deste amigo de Deus? Israel venceu os amalequitas por que os amigos de Moises, o ajudaram intercedendo junto a Deus pelo povo e com mãos estendidas receberam a vitória! Até pedir a Deus que riscasse seu nome do livro da vida ele pediu por causa do povo! Também rogou a presença de seu ¨amigo entre o povo…etc.

 

COMETÁRIO FINAL: Deus é o melhor amigo que um homem pode ter. Ele é o amigo fiel, o amigo verdadeiro, que jamais vai te decepcionar! Quando Jesus esteve na terra ele teve alguns amigos; entre eles podemos citar Lázaro e suas irmãs Marta e Maria (Jo 11:11), Pedro, Tiago e João (Mt 17:2), e até mesmo Judas Iscariotes que o traiu. Jesus disse a Judas no momento da traição: Amigo a que vieste? (Mt 26:50, Sl 41:9) Deus provou seu grande amor para com todos os homens quando deu seu filho amado, Jesus Cristo para morrer pela humanidade. Olhe o que está escrito em João 15:13: Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos. Realmente Deus prova seu grande amor para com o homem quando entregou sua vida na cruz do calvário. Deus deseja intimidade com o homem, e todos os que são seus amigos Ele tem reservado este lugar de intimidade profunda com ele! Porém isto deve ser mútuo. A bíblia diz que a amizade com o mundo é inimizade com Deus (Tg 4:4). Não podemos servir a Deus e ao mesmo tempo o mundo e o pecado!

Até o poeta já dizia: Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração!

Geralmente as maiores amizades que os homens podem ter são seus pais, sua família! Mas mesmo, ainda sim, a melhor de todas as amizades é a de Deus, Ser amigo de Deus é a melhor de todas as amizades.

 

Pb. Cosme Bittencourt.