Romanos 9

INTRODUÇÃO: ABORDAREMOS NESTE ESTUDO OS SEGUINTES TEMAS: A ESCOLHA ELETIVA DE DEUS NO PLANO DIVINO ATRAVÉS DAS ERAS, O JULGAMENTO DE DEUS E SUA BASE, A PRESCIÊNCIA DE DEUS ETC.
 
V.6 a 8: NÃO PORÉM, QUE A PALAVRA DE DEUS TENHA PERDIDO O SEU EFEITO, PORQUE NEM TODOS OS QUE SÃO DE ISRAEL SÃO ISRAELITAS, NEM POR SEREM A SEMENTE DE ABRAÃO, SÃO TODOS FILHOS; MAS EM ISAQUE SERÁ CHAMADA A TUA SEMENTE. ISTO É, OS QUE SÃO FILHOS DA CARNE, ESTES NÃO SÃO FILHOS DE DEUS, MAS OS FILHOS DA PROMESSA SÃO CONSIDERADOS COMO SEMENTE.
ESTES VERSÍCULOS DEIXAM CLARO QUE NÃO BASTA SER APENAS ISRAELITAS SEGUNDO A CARNE, OU SEJA, DESCENDENTE DE ISRAEL! A FÉ É QUE INCLUI O HOMEM NA FAMÍLIA DE DEUS. ESSE FOI O MAIOR ERRO DE ISRAEL, NÃO ABRAÇAR A FÉ EM CRISTO E CONFIAR TÃO SOMENTE NAS OBRAS DA LEI. LOGO, OS FILHOS DE DEUS, OS FILHOS DA PROMESSA, SÃO AQUELES QUE SÃO DA FÉ E NÃO DA DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO. POR ISSO NEM TODOS OS QUE SÃO ISRAELITAS, SÃO DE FATO ISRAELIAS PARA DEUS (Rm 2:13-16).
 
V.11:(PORQUE, NÃO TENDO OS FILHOS AINDA NASCIDOS, NEM TENDO FEITO ALGO BOM OU MAL, PARA QUE O PROPÓSITO DE DEUS PUDESSE PERMANECER SEGUNDO A ELEIÇÃO, NÃO POR OBRAS, MAS POR AQUELE QUE CHAMA).
DEUS ESCOLHEU JACÓ INVÉS DE ESAÚ! QUE TIPO DE ESCOLHA FOI ESSA? ESCOLHA PARA A SALVAÇÃO? CLARO QUE NÃO!  ESCOLHA PARA O PROPÓSITO DE DEUS RELACIONADOS A CRIAÇÃO DO POVO DE ISRAEL PELO QUAL VIRIA TODO PLANO DIVINO ATRAVÉS DAS ERAS: A ADOÇÃO, GLÓRIA, PACTOS, A LEI, SERVIÇOS DE DEUS, PROMESSAS E POR FIM O SALVADOR JESUS. A ESCOLHA DE DEUS PARA ESTABELECER SEUS PLANOS, NÃO PODERIA JAMAIS SER REALIZADA POR MEIO DE ESAÚ. ESAÚ NÃO TEVE UM PERFIL QUE ENQUADRASSE NESSE PLANO DE DEUS ¨QUE ERA CRIAR ISRAEL¨ E POR MEIO DE SEU POVO ESTABELECER SEUS PLANOS. ESAÚ ERA DO MALIGNO E NÃO SE IMPORTAVA COM AS COISAS SAGRADAS. ISSO COM CERTEZA DEUS VIU EM SUA PRESCIÊNCIA (GN 25:32 e 34 E Hb 12:16). ESAÚ SERIA UMA AMEAÇA PARA SUA DESCEDÊNCIA E CONSEQUENTEMENTE PARA O PLANO DIVINO. ESTA ESCOLHA ELETIVA DE DEUS NÃO DEPENDE DOS HOMENS E SIM UNICAMENTE DE DEUS QUE ESTABELECE SEUS PLANOS NA HUMANIDADE; É ELE QUEM INSERE OS HOMENS EM SUA OBRA (EF 4:11-12). ENCONTRAMOS DE CERTA FORMA DEUS OBRIGANDO HOMENS A EXECUTAREM SUA OBRA, TAIS COMO JONAS (Jn 3), PAULO (At 9:15-16) E MOISÉS (Ex 4:10-15). VEJO NISSO O AMOR DE DEUS EM DE CERTA FORMA AO USAR SEUS SERVOS PARA QUE A OBRA SEJA RELAIZADA. HÁ SIM AQUI UMA IMPOSIÇÃO DIVINA NA REALIZAÇÃO DA OBRA, MAS ISSO SE REFERE A PLANO, A CHAMADO, A OBRA E NÃO SALVAÇÃO. 
OBS: EM SE TRATANDO DE ELEIÇÃO PEDRO DEIXA UM VERSÍCULO MUITO IMPORTANTE EM 2 Pd 1:10-11 QUE DIZ: PORTANTO, IRMÃOS, PROCURAI DILIGENTEMENTE FIRMAR O VOSSO CHAMADO E ELEIÇÃO; PORQUE, SE FIZERDES ISSO, JAMAIS CAIREIS. PORQUE ASSIM UMA ENTRADA VOS SERÁ AMPLAMENTE CONCEDIDA AO REINO ETERNO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. SOMENTE FIRMANDO NOSSA VOCAÇÃO E ELEIÇÃO É QUE NOS SERÁ CONCEDIDA A ENTRADA NO REINO DE DEUS. QUEM ELEGE É DEUS, QUEM CHAMA É DEUS, PORÉM QUEM FAZ FIRME O CHAMADO E A ELEIÇÃO SOMOS NÓS! E É DESTA FORMA QUE A ENTRADA NO REINO CELESTIAL NOS É CONCEDIDA E NÃO DE OUTRA FORMA!
 
V.13: AMEI A JACÓ E ODIEI ESAÚ: ESSE VERBO ODIEI (ABORRECI) SIGNIFICA: MENOS AMADO. UM EXEMPLO DISSO ESTÁ EM GN 29:30-31. PORÉM DE QUALQUER FORMA ESTE VERSÍCULO CITADO POR PAULO NÃO ESTÁ DIRECIONADO APENAS A PESSOA DE JACÓ E ESAÚ E SIM EM UM CONTEXTO QUE ENVOLVE AS DUAS NAÇÕES PROCEDENTES DE JACÓ (ISRAEL) E ESAÚ (EDOMITAS), VEJA MALAQUIAS 1:1-3. TANTO ESAÚ COMO SUA DESCENDÊNCIA ERAM REPROVADOS AOS OLHOS DE DEUS. ESSE FATO COMPROVA TAMBÉM QUE SE CASO DEUS ESCOLHESSE ESAÚ PARA CUMPRIR SEUS PLANOS, A DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO, ¨ISRAEL¨, ESTARIA FORA DA OBEDIÊNCIA A DEUS. ESSE FOI O PRINCIPAL MOTIVO DA ESCOLHA PREFERÊNCIAL DE DEUS PARA COM JACÓ. DEUS É ONISCIÊNTE! 
 
V.14: O QUE DIREMOS ENTÃO? HÁ EM DEUS INJUSTIÇA? DE FORMA ALGUMA! DEUS JULGA QUALQUER SITUAÇÃO COM A MÁXIMA E PERFEITA JUSTIÇA (GN 18:25). É IMPORTANTE RESSALTAR QUE DEUS RETIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS E NÃO SOMENTE BASEADO EM SUA SOBERANA ESCOLHA COMO DIZEM ALGUNS CALVINISTAS POR AI (Ap 20:13 E Ap 22:12). ORA SE DEUS JULGAR OS HOMENS CONFORME A OBRA DE CADA UM INDIVIDUALMENTE COMO PODERIA ISSO SER DE OUTRA FORMA? LOGO DEUS GALARDOA E PUNI CADA UM CONFORME SUAS PRÓPRIAS ATITUDES, ISTO É MUITO CLARO! INJUSTIÇA SERIA SE DEUS CRIASSE CADA UM PARA SEU PRÓPRIO FIM, UNS PARA IREM DIRETO PARA O INFERNO E OUTROS PARA O CÉUS. DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS (AT 10:34). NESSE CASO AQUI, NO VERSO 14, EM SE TRATANDO DE JACÓ E ESAÚ, NÃO HÁ NENHUMA INJUSTIÇA EM DEUS, POIS ELE NÃO ESCOLHEU JACÓ POR ACASO E NEM REJEITOU ESAÚ POR ACASO, A BALANÇA DE DEUS É EXTREMAMENTE JUSTA E PRECISA.
 
V.15 E 16: PORQUE ELE DIZ A MOISÉS: EU TEREI MISERICÓRDIA DE QUEM EU TIVER MISERICÓRDIA, E EU TEREI COMPAIXÃO DE QUEM EU TIVER COMPAIXÃO. ASSIM, POIS, NÃO SE TRATA DE QUEM QUER, NEM DE QUEM CORRE, MAS DE DEUS, QUE MANIFESTA MISERICÓRDIA. TODAS AS COISAS ESTÃO NUAS E PATENTES DIANTE DOS OLHOS DE DEUS (Hb 4:13). POR ISSO ELE EXERCE SUA MISERICÓRDIA A QUEM ELE QUER DE FORMA JUSTA POIS É CONHECEDOR DE TODAS AS COISAS.
 
V.17: PORQUE A ESCRITURA DIZ A FARAÓ: PARA ESTE MESMO PROPÓSITO EU TE LEVANTEI; PARA MOSTRAR O MEU PODER EM TI, E PARA QUE O MEU NOME SEJA DECLARADO EM TODA A TERRA. É IMPORTANTE ENTENDERMOS TEXT E CONTEXTO. DEUS LÁ TRAZ, REVELOU O FUTURO A ABRAÃO, DEUS REVELOU QUE O EGITO TODO SERIA JULGADO POR AFLIGIR ISRAEL DURANTE 400 ANOS ISRAEL. LOGO TODAS AS COISAS QUE DEUS REALIZOU E TODOS OS FLAGELOS QUE FORAM ENVIADOS AO EGITO TIVERAM UM PORQUE! VEJA O QUE DIZ GN 15:13-14: E ELE DISSE A ABRAÃO: SAIBAS COM CERTEZA QUE TUA SEMENTE SERÁ ESTRANGEIRA NA TERRA QUE NÃO É SUA, E OS SERVIRÃO, E ELES OS AFLIGIRÃO POR QUATROCENTOS ANOS. E TAMBÉM A ESSA NAÇÃO, A QUEM ELES SERVIRÃO, EU JULGAREI, E DEPOIS ELES SAIRÃO COM GRANDES POSSES. BASEADO EM SUA PRESCIÊNCIA, AO VER A ATITUIDE EGÍPCIA, O JULGAMENTO DIVINO VEM EMINENTE. ENTÃO O TEXTO REFERIDO, DIZ QUE DEUS O LEVANTOU; DEUS COLCOU FARAÓ NO TRONO PARA QUE NELE O PROPÓSITO DE DEUS EM JULGAR AQUELE NAÇÃO E MOSTRAR A ISRAEL SUA GLÓRIA SE CUMPRISSE. POR ISSO VEIO ESTA AÇÃO SOBRE O CORAÇÃO DE FARAÓ. VEJA O ENDURECIMENTO NO CORAÇÕ DE FARAÓ (Ex 4:21, 7:3, 13; 9:12; 10:1; 11:10: 14:8; Ex 5:2, 7:22-23; 8:15 e 32). O LEVANTAR DE DEUS TAMBÉM VISTO EM OUTRAS PASSAGENS BÍBLICAS ONDE DEUS USA ISRAEL COMO INSTRUMENTO DE JUSTIÇA E OUTRAS VEZES USA A NAÇÃO BABILÔNICA COMO INSTRUMENTO DE JUSTIÇA PARA PUNIR SEU PRÓPRIO POVO E DEPOIS DEUS JULGA ESSAS NAÇÕES. OS MEIO PELOS QUAIS DEUS USA ESTÁ DENTRO DE SUA SOBERANIA, AFINAL ELE É DEUS. ELE É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS E É ELE QUEM TEM O DIREITO DE JULGAR QUEM ELE BEM ENTENDER E USAR A FORMA COMO ELE QUISER AGIR. ELE ENVIOU O DILÚVIO NA ÉPOCA DE NOÉ, FOGO EM SODOMA E GOMORRA ETC. ASSIM ELE AGE COMO QUER POIS ELE É DEUS.
 
V:18: PORTANTO, ELE TEM MISERICÓRDIA DE QUEM ELE QUER TER MISERICÓRDIA, E ENDURECE A QUEM QUER. AQUI NESTE CONTEXTO DE FARAÓ ESTÁ CLARO QUE ELE ENDURECE PARA CUMPRIR SEU PROPÓSITO DE JULGAMENTO REFERENTE A NAÇÃO DE DO EGITO. PORÉM SE AMPLIARMOS A VISÃO ACERCA DO ENDURECIMENTO DE DEUS, VEREMOS QUE O ENDURECIMENTO DA PARTE DE DEUS VEM EM RESPOSTA A ATITUIDE DAS PESSOAS. VEJAMOS UM TEXTO QUE APOIE ESTA IDÉIA Rm 1:22-26 QUE DIZ: PROFESSANDO-SE SÁBIOS, TORNARAM-SE LOUCOS. E MUDARAM A GLÓRIA DO DEUS INCORRUPTÍVEL POR UMA IMAGEM FEITA Á SEMELHANÇA DO HOMEM CORRUPTÍVEL, E DE AVES, E DE QUADRÚPEDES E DE RÉPTEIS. PORTANTO DEUS OS ENTREGOU À IMUNDÍCIE POR MEIO DAS LUXÚRIAS DE SEUS PRÓPRIOS CORAÇÕES, PARA DESONRAREM SEUS PRÓPRIOS CORPOS ENTRES SI; OS QUAIS MUDARAM A VERDADE DE DEUS EM MENTIRA, E ADORARAM E SERVIRAM MAIS À CRIATURA DO QUE AO CRIADOR, QUE É ABENÇOADO PARA SEMPRE. AMÉM. POR ESTA CAUSA DEUS OS ENTREGOU ÀS AFEIÇÕES VIS, PORQUE ATÉ AS SUAS MULHERES MUDARAM O USO NATURAL, DO QUE É CONTRÁRIO À NATUREZA. SE VOCÊ LER ROMANOS 9, 10 E 11 VAI VER QUE O ENDURECIMENTO VEIO EM PARTE A ISRAEL DEVIDO SUA INCREDULIDADE (Rm 9:32-33, 10:3 E 11:8). ROMANOS 11:8 DIZ QUE DEUS LHES DEU ESPÍRITO DE SONOLÊNCIA. BASTA VOCÊ IR HPJE EM ISRAEL E VERÁS QUE ELES TEM ZELO DE DEUS, PORÉM SEM ENTENDIMENTO OU SEM A JUSTIÇA QUE VEM DA FÉ. NOS SÁBADOS ELES SE QUER ABREM UMA TORNEIRA PARA LAVAR AS MÃOS É TUDO ALTOMÁTICO. MAS INFELIZMENTE ESTÃO INSERIDOS EM Jo 1:11-12 QUE DIZ QUE ELES REJETARAM A JESUS. VOCÊ ENCONTRARÁ JESUS FALANDO POR PARÁBOLAS, ENCOBRINDO CERTAS COISA DE ISRAEL ETC. MAS TUDO ISSO ESTÁ REVELADO E O PORQUE DETSA AÇÃO DIVINA PARA COM SEU PRÓPRIO POVO ISRAEL. EM TODA BÍBLIA É DEMONSTRADO QUE AS ATITUDES DOS HOMENS MUITAS VEZES TAMBÉM MODIFICA O CORAÇÃO DE DEUS E MUITAS VEZES O ENTRISTECE. VEJAMOS UM TEXTO IMPORTANTE NESTE MOMENTO: BEM, POR SUA INCREDULIDADE FORAM QUEBRADOS, E TU ESTÁS EM PÉ PELA FÉ. NÃO SEJAS ARROGANTE, MAS TEME. PORQUE, SE DEUS NÃO POUPOU OS RAMOS NATURAIS, CUIDA PARA QUE ELE NÃO POUPE A TI TAMBÉM. VÊ, POIS, A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS. PARA COM OS QUE CAÍRAM, SEVERIDADE, MAS PARA CONTIGO, A BONDADE, DO CONTRÁRIO, TU TAMBÉM SERÁS CORTADO. E ELES TAMBÉM, SE NÃO PERMANECEREM NA INCREDULIDADE, SERÃO ENXERTADOS; POIS DEUS É CAPAZ DE ENXERTÁ-LOS NOVAMENTE (Rm 11:20-23). VEJA QUE A AÇÃO DOS HOMENS GERA A REAÇÃO DE DEUS. DIFÍCIL É PARA AQUELES QUE DEFENDEM A GARANTIA DE SALVAÇÃO DIZENDO UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE, EXPLICAR ESTE TEXO! (LEIA TAMBÉM EZEQUIEL 3:18-21).
 
V.19: ...POIS QUEM TEM RESISITIDO À SUA VONTADE? EU PERGUNTO DE QUE VONTADE PAULO ESTÁ FALANDO AQUI? PORQUE VEMOS EM ALGUMAS PARTES DA BÍBLIA HOMENS E NAÇÕES RESISTINDO A VONTADE DE DEUS: DURO DE CERVIZ, E INCIRCUNCISOS DE CORAÇÃO E OUVIDOS, VÓS SEMPRE RESISTIS AO ESPÍRITO SANTO; COMO FIZERAM VOSSOS PAIS, ASSIM FAZEI VÓS (At 7:51). NÃO SERIA CONTRADITÓRIO DIZER ENTÃO QUE A VONTADE DEUS É IRRESISTÍVEL? SIM SERIA! LOGO AFIRMO QUE NIGUÉM JAMAIS PODE RESISTIR A VONTADE DE DEUS EM DEMONSTRAR SUA GLÓRIA COMO ELE FEZ A FARAÓ E NEM RESISTIR SUA VONTADE QUANDO DEUS ESTABELECE SEU PLANO DIVINO ATRAVÉS DAS ERAS. MAS EM SE TRATANDO DO CORAÇÃO HUMANO, BASEADO NOS VERSÍCULOS CITADO ACIMA, DIGO COM PROPRIEDADE QUE DEUS RESPEITA A DECISÃO HUMANA E SEU LIVRE-ARBÍTRIO. A VONTADE DEUS É IRRESISTÍVEL QUANDO ELE QUER. E NÃO SE ESQUEÇA, DEUS É SOBERANO ATÉ SOBRE SUA SOBERANIA, OU SEJA, ELE DETERMINA ONDE E QUANDO SUA VONTADE PODE SER RESISITIDA E COM CERTEZA É NAS ESCOLHAS QUE OS HOMENS FAZEM (Dt 30:19-20).
 
v.20 ..QUEM ÉS TU? DEUS É SOBERANO E JUSTO EM SUAS ATITUDES. DEUS É TAMBÉM INQUESTIONÁVEL, POIS ELE ESTÁ MUITO ACIMA DE QUALQUER HOMEM. SEUS PENSAMENTOS SÃO AIS ALTOS QUE OS NOSSOS. NÓS CONHECEMOS EM PARTE, PORÉM DEUS CONHECE TUDO DE FORMA TRANSPARENTE. POR ISSO ELE É INQUESTIONÁVEL.
 
V.21-23: VASO PARA HONRA E PARA DESONRA, VASOS PREPARADOS PARA A IRA E VAOS DE MISERICÓRDIA QUE JÁ DANTES PREPAROU...: A PERGUNTA INICIAL É: DEUS TEM PODER PARA FAZER DA MESMA MASSA UM VASO PARA HONRA E OUTRO PARA DESONRA? A RESPOSTA É SIM! ELE LEVANTOU FARAÓ PARA HUMILHA-LO E ISRAEL SEU POVO PARA HONRA-LO. FARAÓ E TODO O EGITO POR TEREM AFLIGIDO SEU POVO TODOS ESSES 400 ANOS DE ESCRAVIDÃO E ISRAEL POR SER SEU POVO E SOFRER TODA ESSA HUMILHAÇÃO. DEUS SUPORTOU PACIENTEMENTE AS TRANSGRESSÕES COMO ELE SEMPRE FAZ, PORÉM UM DIA O CÁLICE DA IRA SE DERRAMARIA E O JUÍZO VIRIA; NÃO APENAS DEVIDO AS AFLIÇÕES INFLINGIDAS A ISRAE PELO EGÍPCIOS, MAS TAMBÉM DEVIDO A FALTA DE RECONHECIMENTO A TODA SALVAÇÃO QUE DEUS TINHA REALIZADO NO EGITO NOS TEMPOS DE JOSÉ. NESSE CONTEXTO E NÃO FORA DELE, ENTENDEMOS QUE OS VASO DE DESONRA PREPARADOS PARA AQUELE MOMENTO SÃO OS EGÍPCIOS! E SUA DESONRA VEIO POR SUA ATITUDE LÁ TRÁZ QUANDO ELES PROCEDERAM DE FORMA INJUSTA CONTRA ISRAEL. 
AGORA, EM SE TRAATANDO FORA DESSE CONEXTO E DE FORMA UNIVERSAL POIS SÓ ASSIM NÃO TEREMOS CONTRADIÇÕES QUE CITAR UM TEXTO QUE APOIA CLARAMENTE ESTÁ IDÉIA, 2 Tm 2:20-21 QUE DIZ: ORA, NUMA GRANDE CASA NÃO HÁ SOMENTE VASOS DE OURO E DE PRATA, MAS TAMBÉM DE MADEIRA E DE BARRO; ALGUNS PARA HONRA E OUTROS PARA DESONRAPORTANTO, SE ALGUÉM SE PURIFICAR DESTAS COISAS, SERÁ VASO PARA HONRA, SANTIFICADO E IDÔNEO PARA USO DO MESTRE, E PREPARADO PARA TODA BOA OBRA. SE A INTERPRETAÇÃO DE ALGUNS CALVINISTAS ESTIVESSE CERTA, ESSE TEXTO CITADO AQUI SERIA UMA CONTRADIÇÃO VOCÊ NÃO ACHA? ESSE TEXTO ESCRITO PELO PRÓPRIO APÓSTOLO PAULO DIZ QUE A CONDIÇÃO PARA SER VASO DE HONRA E ¨SE ALGUÉM SE PURIFICAR¨. A PALAVRA DE DEUS NÃO TEM CONTRADIÇÕES, AS CONTRADIÇÕES ESTÃO NA FALTA DE INTERPRETAÇÃO CORRETA. O TEXTO DE Rm 9:21-23 DIZ RESPEITO A SITUAÇÃO DAQUELE MOMENTO E NÃO A QUESTÃO UNIVERSAL DE DEUS ESCOLHER UNS PARA HONRA E OUTROS PARA DESONRA ETERNA. ATÉ PORQUE, O PRÓPRIO PAULO MOSTRA ESSA GRAÇA IRRESISTÍVEL AO FALAR SOBRE A SITUAÇÃO DE ISRAEL VEJA OS TEXTOA A SEGUIR: BEM, POR SUA INCREDULIDADE FORAM QUEBRADOS, E TU ESTÁS EM PÉ E PELA FÉ. NÃO SEJA ARROGANTE, MAS TEME. PORQUE, SE DEUS NÃO POUPOU OS RAMOS NATURAIS, CUIDA PARA QUE ELE NÃO POUPE A TI TAMBÉM. VÊ, POIS, A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS. PARA COM OS QUE CAÍRAM, SEVERIDADE, MAS PARA CONTIGO, A BONDADE, SE PERMANECERES NA SUA BONDADE, DO CONTRÁRIO, TU TAMBÉM SERÁS CORTADO. E ELES TAMBÉM, SE NÃO PERMANECEREM NA INCREDULIDADE, SERÃO ENXERTADOS; POIS DEUS É CAPAZ DE ENXERTÁ-LOS NOVAMENTE. VEJA QUE ESSE TEXTO FALA DA CONDIÇÃO DELES DE CRER OU PERMANECER NA INCREDULIDADE. ISSO DETERMINARÁ A AÇÃO DE DEUS EM ENXERTÁ-LOS OU NÃO NOVAMENTE. COMO NEGAR AQUI A ATITUDE HUMANA? IMPOSSÍVEL!! O FATO DE DEUS TER PREPARADOS OS VASOS DE MISERICÓRDIA, QUE DANTES PREPAROU PARA GLÓRIA, ISSO DEIXA CLARO QUE TODA PREPARAÇÃO DIVINA PARA A SALVAÇÃO E NOSSA FUTURA GLORIFICAÇÃO FORAM PRE-ESTABELECIDAS ANTES DA CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POIS A PALAVRA DE DEUS DIZ CLARAMENTE QUE JESUS É O CORDEIRO MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO. SE VOCÊ ME PERGUNTAR SE DEUS SABE DE TODAS AS COISAS DE ANTEMÃO, DIREI A VOCÊ QUE SIM, POIS NADA PARA DEUS É NOVIDADE E NINGUÉM PEGA DEUS DE SURPRESA. PORÉM BASEADO EM SUA PALAVRA DEUS JULGARÁ CADA UM SEGUNDO DUAS OBRAS. ISSO QUE DIZER QUE MESMO SABENDO DE TODAS AS COISAS ISSO NÃO TIRA DOS HOMENS SUA RESPONSABILIDADE EM SUAS ATITUDES. VOU DAR UM EXEMPLO: DEUS MANDOU ABRAÃO SACRIFICAR ISAQUE. QUANDO ABRAÃO LEVANTOU O CUTELO O ANJO DO SENHOR LHE BRADOU DIZENDO: ...NÃO PONHAS A TUA MÃO SOBRE O MENINO, NEM FAÇAS ALGUMA COISA COM ELE. PORQUE AGORA EU SEI QUE TEMES A DEUS, VENDO QUE NÃO NEGASTE A MIM TEU FILHO, TEU ÚNICO FILHO (Gn 22:12). PERGUNTO: O ANJO DO SENHOR SÓ SABIA QUE ABRAÃO TEMIAS A DEUS NAQUELE MOMENTO? CLARO QUE NÃO! MAS INTERPRETANDO ESSE TEXTO DEVEMOS ENTENDER DA SEGUINTE FORMA, AGORA PELA SUA ATITUDE RECONHEÇO QUE TU TEMES A DEUS. ASSIM É DEUS, ELE CONHECE TODAS AS COISAS, MAS RECONHECE CADA UM PELA SUAS ATITUDES. ATÉ PORQUE, SE DEUS CRIOU ALGUNS COM A INTENÇÃO DE LEVA-LOS AO INFERNO; NÃO PODERIÁMOS DIZER QUE DEUS É AMOR OU QUE ELE AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA, OU QUE SEU DESEJO É QUE TODOS OS HOMENS VENHAM AO PLENO CONHECIMENTO DA VERDADE (1 Jo 4:8, Jo 3:16). VEJA O QUE PAULO DIZ EM 1 Tm 2:3-4: PORQUE ISTO É BOM E ACEITÁVEL AOS OLHOS DE DEUS, NOSSO SALVADOR, QUE QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM E VENHAM AO CONHECIMENTO DA VERDADE. NESTE TEXTO NÃO HÁ ACEPÇÃO DE PESSOAS, PAULO DEIXA CLARO QUE DEUS QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM. 
 
V.24-29: NÓS QUE ELE CHAMOU NÃO SÓ DENTRE OS JUDEUS MAS TAMBÉM DENTRE OS GENTIOS ... EU OS CHAMAREI MEU POVO, OS QUAIS NÃO ERAM MEU POVO...O REMANESCENTE SERÁ SALVO... SE O SENHOR DOS EXÉRCITO NÃO TIVESSE DEIXADO SEMENTE, TERÍAMO SIDO FEITOS COMO SODOMA E GOMORRA... O PLANO DE DEUS DE SALVAR A HUMANIDADE INICIADO POR MEIO DE ABRAÃO, CONEM EM Gn 12:1-3 A SEGUINTE PROMESSA: EM TI, SERÃO BENDITA TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA... LOGO O PLANO DE DEUS SEMPRE FOI SALVAR TODO MUNDO. ELE SALVARIA? CLARO QUE NÃO, POIS ISSO DEPENDE DA RESPOSTA QUE TODOS DÃO E DARIAM A SEU CONVITE. PAULO MOSTRA QUE O SEU POVO FALHOU NESTA MISSÃO NOS VERSÍCULOS A SEGUIR, ASSIM COMO JOÃO DEMONSTROU ISSO EM Jo 1:11-12. O PLANO DIVINO COMEÇOU POR MEIO DE ISRAEL. ELES RECEBERAM AS PROMESSAS, A LEI, OS PACTOS ETC. E TAMBÉM SERIAM COM CERTEZA AQUELES QUE LEVARIAM A DIANTE O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO AGORA ENTREGUE A IGREJA DE CRISTO (JUDEUS e GENTIOS). COMO NO CONVITE AS BODAS DO CORDEIRO MUITOS SÃO CHAMADOS, MAS POUCOS OS ESCOLHIDOS. ISS SIGNIFICA QUE DEVEMOS ACEITAR O CONVITE PARA TAL CELEBRAÇÃO. FOMOS CHAMADOS DENTRE OS GENTIOS E GLÓRIAS A DEUS POR ISSO, DEVEMOS PERMANECER PARA NÃO SERMOS TAMBÉM QUEBRADOS.
VAMOS APROFUNDAR UM POUCO MAIS NISSO! QUERO AQUI CITAR Rm 11:4-5 QUE DIZ: MAS O QUE LHE DIZ A RESPOSTA DE DEUS? EU RESERVEI PARA MIM SETE MIL HMENS, QUE NÃO DOBRARAM OS JOELHOS DIANTE DE BAAL. ASSIM, ENTÃO, TAMBÉM NO TEMPO PRESENTE HÁ UM REMANESCENTE, DE ACORDO COM A ELEIÇÃO DA GRAÇA. HÁ ALGUNS QUE INTERPRETAM ELEIÇÃO DA GRAÇA COMO SE FOSSE UMA ESCOLHA DE DEUS INDEPENDENTE DE QULAQUE COISA. SEM A PARTICIPAÇÃO HUMANA EM ABSOLUTAMENET NADA. PORÉM O PRÓRPIO CONTEXTO NÃO DIZ ISSO, PELO CONTRÁRIO, ELE É CONTRÁRIO A ISSO. ANALISEMOS: NO TEXTO VEMOS ELIAS FALAR COM DEUS QUE SÓ ELE RESTOU DOS PROFETAS E QUE TODOS FORMA MORTOS.MAS DEUS DIZ QUE ELE RESERVOU SETE MIL QUE NÃO SE DOBRARAM DIANTE DE BALL. OPA ESPERA AI! O TEXTO DEIXA CLARO QUE OS QUE FORAM RESERVADOS FORAM RESERVADO PELO FATO DE NÃO SE DOBRAREM DIANTE DE UMA IDOLATRIA A QUAL ISRAEL ESTAVA MERGULHADA PELA INFLUÊNCIA DE JEZABEL. E PARA DEMONSTRAR COMO A ELEIÇÃO DA GRAÇA FUNCIONA O VERSÍCULO A SEGUIR DIZ: ASSIM, ENTÃO, TAMBÉM NO TEMPO PRESENTE HÁ UM REMANESCENTE, DE ACORDO COM A ELEIÇÃO DA GRAÇA. ESTA PARTE INICIAL DO VERSÍCULO QUE DIZ: ASSIM, ENTÃO, TAMBÉM, DEIXA CLARO QUE TAMBÉM É DESTA FORMA QUE A ELEIÇÃO DA GRAÇA FUNCIONA. TEMOS QUE FAZER NOSSA PARTE EM NÃO NOS PROSTRARMOS DIANTE DO PECADO. DESTA FORMA DEUS TAMBÉM NOS RESERVARÁ PARA ELE. É MUITO CLARO.
 
V.30-33: SEM QUERER SER REPETITIVO, MAS DAQUI PARA O FINAL DO VERSÍCULO VEMOS O APÓSTOLO PAULO ESCLARECER QUE O MOTIVO DE ISRAEL ESTAR NA CONDIÇÃOQUE SE ENCONTRA, NÃO É SIMPLISMENTE POR CAPRICHO DE UMA DEUS QUE ESCOLHE E REJEITA QUEM ELE QUER SEM CRITÉRIO ALGUM, E SIM O REAL MOTIVO DESTE POVO TEREM TROPEÇADO E ESTAREM NESSA SONOLÊNCIA ESPIRITUAL. O MOTIVO É SUA INCREDULIDADE.
 
 
CONCLUSÃO: PARA MIM O PERIGO DA MENSAGEM CALVINISTA É O QUE ELA APRESNTA: UM DEUS QUE FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, PESSOAS QUE ESTÃO GARANTIDAS MESMO ESTANDO EM PECADO POIS UM DIA TIVERAM UM ENCONTRO COM CRISTO, PESSOAS QUE SUICIDARAM E QUE PARA ELES ESTÃO SALVOS E SEM CONTAR QUE ISSO AINDA SERVE DE ESTIMULO PARA QUE QUER DAR CABO A SUA VIDA, SENDO ISSO UMA INVERDADE BÍBLICA! NÃO TENHO A PRETENSSÃO DE MUDAR NINGUÉM POIS SEI QUE SE DEUS NÃO OPERAR E O CORAÇÃO DAS PESSSOAS NÃO ESTIVEREM DILATADOS ISSO É IMPSSÍVEL. MAS ESPERO QUE POSSA VER ALGUNS COMPREENDEREM ESSE ESTUDO BÍBLICO POR MAIS SIMPLES QUE ELE SEJA AFIM DE HAJA UMA MUDANÇA. 
 
EM CRISTO: Pr. COSME BITTENCOURT.