A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CAIM E ABEL.
TEXTO BÍBLICO: Gn 4:1-10.
Em Gn 4, verso 1, a bíblia registra o nascimento de ¨Caim¨ o primeiro filho, homem, do casal, Adão e Eva. Quando Caim nasceu, Eva disse: ¨Alcancei do Senhor um filho homem¨. Talvez por isso, Eva pôs o nome em seu filho primogênito de CAIM (qayn/qana) que significa, adquirido ou aquisição. Esta palavra, ¨alcancei¨ do Senhor, um filho homem, deixa transparecer que Eva buscava e esperava de Deus um filho homem. Existem, ao que parece, dois motivos pelos quais Eva esperava um filho homem. Talvez pela promessa do nascimento de um filho que pisaria na cabeça da serpente, ou que Adão e Eva tivessem filhas e ainda não tivessem filhos. Notamos que tão logo Caim mata seu irmão Abel ele se casa com uma de suas irmãs, Gn 4:17. Outro fato a ser considerar, foi que ao nascer Abel, não é registrado nenhum comentário por parte de Eva, como outrora ela havia proferido acerca de Caim: ¨Alcancei do Senhor¨. Devido a este fato, percebemos que CAIM, era especial para seus pais. Além de ser o primogênito, o primeiro filho homem, era talvez esperado como uma verdadeira promessa redentora. Toda atenção parece estar voltada para CAIM enquanto seu irmão, Abel, tem bem menos atenção. Comentário: Muitas vezes os homens se enganam ao considerar alguns homens melhores ou mais importantes que outros homens. Que diremos pois, se o próprio profeta Samuel cometeu este erro quando esteve na Casa de Jessé! Samuel olhou para a aparência dos irmãos de Davi e logo deduziu quem era o novo rei de Israel. Mas o Senhor o orientou dizendo: ... porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o que está no coração. (1Sm 16:7).
Os dois irmãos oferecem a Deus seus sacrifícios. CAIM traz do fruto da terra uma oferta ao Senhor e ABEL tráz dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura, Gn 4:3-4. Então a bíblia prossegue dizendo que Deus atenta para a ABEL e para a sua oferta. Mas para CAIM e para a sua oferta não atentou. Aqui aprendemos uma lição de muito valor! Primeiro Deus olha para o ofertante e depois para a oferta. Sabe por que Deus faz isso? Por que Deus é muito diferente dos homens. Alguns homens quando olham para as pessoas e veêm primeiro o que podem receber e depois então estabelecem algum tipo de comunhão. Já pensou se Deus fosse assim? Somente os ricos teriam sua vez! Mas eu louvo a Deus, porque Deus antes de receber a oferta, primeiro ele olha o ofertante, depois então a oferta. Até porque Deus é dono de tudo. Glória a Deus!!!!
O fato de CAIM ser rejeitado juntamente com sua oferta, é que ele era uma pessoa maligna, sem fé, leviano, de obras perversas e Deus o sábia muito bem. Veja as refrência (Hb 11:4, 1Jo 3:12 e Jd 11).
Se existe uma coisa que agrada o coração de Deus é a adoração! Mas não podemos adorar a Deus de qualquer forma. A bíblia afirma que Deus procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade, Jo 4: 23-24. Veja como é extremamente importante a condição espiritual do adorador; muito mais importante que a oferta apresentada. A bíblia diz que se formos ofertar a Deus e então lembrarmos que algum irmão tem alguma coisa contra você, então você deve deixar sua oferta no altar, procurar seu irmão, reconciliar-se com ele e depois então, você deve apresentar sua oferta a Deus, Mt 5:23-24. Desta forma, você verá a Deus, fazer vir sobre sua vida, toda sorte de benção oriunda de uma vida abundante e liberal, que oferta a Deus com um coração sincero e honesto, assim como foi com Cornélio, a qual suas ofertas foram conhecidas diante de Deus, At 10. Tem pessoas que ofertam a Deus somente para serem conhecidas diante dos homens. Diga-se de passagem, que existêm também pastores que valorizam membros que dão ofertas grandes e por isso teêm tratamentos especiais. Quando é o pobre que erra, coitado! Mas o rico? Nem é repreendido! Já vi muitos casos assim! A bíblia diz que devemos apresentar nossos corpos a Deus em sacrifício vivo, santo e agradavel a Deus que é o nosso culto racional; transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa e agradável e perfeita vontade de Deus Rm 12:1-2. Com relação as roupas, existem tantas pessoas que apresentam seus corpos, vestidos de qualquer forma, de forma vulgar, sem nenhum pudor, e pensam que Deus quer somente o coração. Principalmente as mulheres, com decotes, e muito mais! Ai, todos querem receber uma profecia, uma revelação, querem sentir a presença de Deus e sempre saem dos cultos vazios, ou vazias! Lembre-se Deus olha primeiro o ofertante e depois a oferta! Homem sim, vê você primeiro a oferta, a lucratividade, mas Deus não! Quem importa agradar? Deus ou os homens? Claro que nosso Deus lindo e maravilhoso. O sacrifício de Abel foi aceito. Primeiramente por ter sido realizado com fé, (Hb 11:4). Este é um elemento fundamental para agradar a Deus, a fé, (Hb 11:6). Depois ele era homem justo e temente a Deus, (Mt 23:35). Também supomos que seu sacríficio foi aceito pois, além de ser homem justo, ele entrou pelo caminho da remissão ao sacrificar um de seus primogênitos (ovelha) e a bíblia afirma que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados, (Hb 9:22). Portanto, apesar de ABEL ser justo, entendemos que ele não fiou-se na sua própria justiça, mas com humildade e temor, se apresentou a Deus, com muita fé (Hb 12:24). Um coração quebrantado e contrito Deus jamais desprezará. A bíblia não dá maiores detalhes, porém fica nítido que Deus de alguma forma deixou claro para os dois irmãos, que Caim, juntamente com sua oferta estavam rejeitados, porém Abel e sua oferta foram aceitos!
O pior coisa que pode acontecer a alguém, é ser rejeitado por Deus. E foi o que Caim experimentou! Ele, ao que parece, era o filho alcançado, adquirido; talvez estava nele a esperança de Adão e Eva, verem o inimigo ser esmagado. Agora, toda atenção estava voltada para Abel que fora aceito por Deus. Tudo isto deve ter gerou um grande impacto em toda a família. Isso causou em Caim um dos piores sentimentos quen pode existir dentro do ser humano, a inveja.
A bíblia fala-nos sobre o homem ser rejeitado por Deus. Quem não se lembra de Saul, quando o Senhor disse a Samel que haveria um novo rei de Israel. Deus disse que Saul estava rejeitado! E o famoso rei Urias que quis fazer papel de sacerdote e acabou leproso! Quem não se lembra de Ananias e Safira? Mas creio que a pior rejeição será quando muito se achegarem a Deus dizendo: Mas Senhor, em teu nome fizemos isso e aquilo... e Deus responder: apartai-vos de mim malditos pois não vos conheço, ou apartai-vos de mim todos vós que praticais a iniquidade. Será pior até mesmo quando a porta da graça se fechar no arrebatamento, e muitos rejeitados baterem na porta clamando por misericórdia, mas será tarde demais! Como foi nos dias de Noé quando Deus fechou a porta da arca por fora! Você acha que Noé não tentou abrir quando ouviu o pranto dos homens? Certamente sim, mas quem fechou a porta foi Deus e ninguém poderia abrir uma porta fechada por Deus.
Ao se ver rejeitado, Caim, foi tomado por um sentimento terrivel, a inveja. Inveja está que seria capaz de fazer coisas fora do limite. O Senhor Deus enxergou o que estava acontecendo no interior de Caim. Caim dava lugar a pensamentos malignos, pois a porta da ira estava aberta. Aqui se faz necessário, um importante comentário: Nós sabemos que antes do homem pecar ele não possuia esta natureza caída e fracassada herdada pelo pecado de Adão. O homem vivia em plena santidade e inocência! O homem e sua mulher andavam nus e não e envergonhavam! Após a queda tudo isso mudou. O homem herdou a malícia e passou a se inclinar para a carnalidade. A maldade passou a fazer parte da natureza humana. Então Deus disse a Caim: Por que te iraste, por que descaiu teu semblante? Se fizeres bem não haverá aceitação para ti? E se não procederes bem o pecado estará junto a porta, sobre ti virá o desejo, mas sobre ele deves dominar! O final do verscículo ¨tu deves dominar¨ demonstra o desafio que todo ser humano tem, o verdadeiro campo de batalhas entre a espiritualidade e a carnalidade, entre se inclinar as coisas de Deus e as coisas do mundo (diabo). Caim tu deves dominar! Eu preciso dominar, você precisa dominar toda vontade carnal e diabólica que o inimigo lança em nossas mentes para que nós venhamos conceber e depois o próprio pecado gerado se encarrega de nos deixar mortos espiritualmente. Paulo escrevendo aos gálatas disse que o espírito luta contra a carne, a carne, contra o espirito e estes se opoem um ao outro para que não façamos aquilo que queremos! Na verdade Deus deu uma ordem imperativa a Caim e a todos nós com relação a nossa natureza caída: nós devemos dominar! Jesus nos trouxe uma revelação importante sobre isso; Ele disse em Mt 26:41 o segredo de ficarmos de pé e dominarmos a tentação que vem sobre nós. Está escrito: Vigiai e orai para que não entrei em tentação, o espírito está pronto mas a carne é fraca! Sem vigilância e oração, somos presas fáceis para o adversário! A Bíblia recomenda que devemos andar no Espírito e não cumprir os desejos da carne. Nós não temos escolha ou dominamos ou somos dominados!
Deus então, revela a Caim o metodo aceitável de adoração, o modelo que Caim deveria seguir afim de ser também aceito! Deus disse: se procederes bem também não haverá aceitação para ti? Em outras palavras Deus disse a Caim que seguisse o modelo de vida de seu irmão; mas Caim movido pela ira, logo consumou o primeiro homicídio da história da humanidade. Caim matou Abel; movido pelo ciúme e pela inveja. Caim não ouviou o conselho de Deus, não deu crédito a voz do Senhor e executou aquilo que estava premeditado em seu coração, vindo de satanás!
Conclusão: A adoração a Deus é o verdadeiro sentido da vida! Deus procura aquele que tem dominio sobre a situaçãode suas vidas, sobre as tentações,os verdadeiros adoradores que o adorem em espirito e em verdade. Quando somos dominados somos escravos do pecado, somos servos do pecado, não fazemos a nossa vontade e sim a do pecado. Mas quando somos de Deus, dominamos a carne e suas concupsciência e fazemos a vontade de Deus pelo ESPÍRITO SANTOS que nos foi dado. Assim fazendo, dominando a situação, com certeza iremos cultuar, e nos apresentar a Deus e realmente sentir a presença de Deus.
Pb Cosme Bittencourt.