A TRADUÇÃO NOVO MUNDO NÃO RESISTE A DOUTRINA DA TRINDADE

Em Jo 1:1 da Tradução Novo Mundo, diz assim: No princípio era a palavra, a palavra estava com Deus e a palavra era [um] deus. Veja que de forma explicita, este texto deixa claro, na Tradução Novo Mundo, que existem dois deuses neste versículo para as Testemunhas de Jeová, um com ¨D¨ maiúsculo e outro com ¨d¨ minúsculo. O texto e contexto do capítulo 1 de Joao fala sobre Jesus, o verbo de Deus, a Palavra de Deus, no grego, o Logus. Tanto isso é verdade, que Jo 1:18 diz que a Palavra se encarnou e habitou entre nós. Mas existem realmente dois deuses? Seria isso admissível? A própria versão bíblica da Tradução Novo Mundo usada pelas Testemunhas de Jeová mostra que isso é incoerente, contra dizente e uma inverdade. Onde está isso então na Tradução Novo Mundo? Em Isaías 43:10 na parte c do versículo a Tradução Novo Mundo diz: Antes de mim nenhum deus se formou e depois de mim continuou a não haver nenhum. Logo se, antes não houve, e depois de Jeová não haverá, como pode Jesus ser um deus com d minúsculo? Até porque, as Testemunhas de Jeová alegam que o Pai criou Jesus, o que para eles, Jesus seria existente depois do Pai. É totalmente contraditório e insustentável em uma interpretação hermenêutica e sistemática, saudável das Escrituras Sagradas. Afinal a bíblia é harmônica e não contra dizente entre seus livros. Talvez alguém argumente: Mas o diabo em 2 Cor 4:4 não é chamado de deus deste século? Sim, realmente; porém, o contexto em que o diabo é chamado de deus deste século deixa claro; primeiro: ¨este século¨, trata-se do sistema pecaminoso em que o mundo está inserido; nas concupiscências da carne e dos olhos e a soberba da vida. Já o contexto de João 1:1 fala da criação, da autoria de Deus que chama a existência as coisas que nunca existiram. Aqui não há espaço para paternidade diabólica. Além do mais, sabemos que o diabo não é nenhum deus e sim é considerado assim por aqueles que o colocam nesta posição. Jesus mesmo o repreendeu quando o diabo quis que Jesus o adorasse prostrado em Mt 4. Na tradução Novo Mundo, em Gn 1:26 está escrito: E continuo Deus dizendo: Façamos o homem a nossa imagem e a nossa semelhança. Veja que após Deus dizer algo sobre a criação do ser humano segue-se palavras no plural e não no singular. Façamos... a nossa. Se eu sou uma pessoa singular não posso usar pluralidade. Mas em conotação com Jo 1:1 vemos que Jesus é chamado de Deus! Juntemos tudo agora. A Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus (Jo 1:1). Façamos o homem a nossa imagem a nossa semelhança (G1:26). Na pluralidade ¨FAÇAMOS¨ o homem a ¨NOSSA¨ imagem, o texto coloca Jesus na mesma posição do Pai e do Espírito Santo.

A ASTÚCIA DA TRADUÇÃO NOVO MUNDO PARA NEGAR A DOUTRINA DA TRINDADE

Na Tradução Novo Mundo, bíblia usada pelas Testemunhas de Jeová, em Isaías 40:10 há uma mudança drástica entre as revisões de 1986 e de 2013. E isso altera bastante o sentido da interpretação do texto ofuscando e sustentantando a rejeição da doutrina da Trindade que não é apenas um dogma como alguns dizem por aí, mas sim uma sã doutrina cristã. 

Vejamos os dois textos: Na versão da Tradução Novo Mundo de 1984 com revisão em 1986 diz assim em Is 40:10: Eis que, o próprio, soberanos Senhor Jeová, virá mesmo como alguém forte e seu braço governará por ele, (grifo nosso). Veja nesta versão de 1984 com revisão de 1986, como está claro que Jesus é Deus com o Pai. Já na versão de 2013 há uma drástica mudança e diz assim: Vejam, o Soberano Senhor Jeová vem mesmo com poder e seu braço governará por ele. É ou não é uma mudança drástica? E porque desta mudança? Muito simples, a versão de !984 com revisão em 1986 confirma de forma clara a Trindade e já a versão de 2013 ofusca a clareza que há na versão anterior. Essa é uma das formas claras deles sustentarem suas heresias e fazerem manobras teológicas para sustentarem suas heresias.

JESUS DEVERIA SER ADORADO OU NÃO? SERIA MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ LESSE ESTAS REFERÊNCIAS A SEGUIR: (Isaías 6:1-6-8 e João 12:38-41)

A maioria das pessoas pensam que, quem está assentado num alto e sublime trono, adorado pelos anjos em Isaías 6, é o Pai Jeová, porém João 12:38-41 deixa claro que, quem foi visto pelo profeta Isaías, foi Jesus e não o Pai, Jeová! No original, em Is 6:1 quando diz ... eu vi o Senhor, a palavra não é Jeová como afirma a tradução novo mundo das Testemunhas de Jeová e sim Adonai (Senhor), sendo a palavra Senhor, não há nenhuma contradição com os textos de Isaías e João citados acima. Vamos para os textos conforme estão escritos na Tradução Novo Mundo das Testemunhas de Jeová.

No ano em que morreu o rei Uzias, eu, no entanto, cheguei a ver Jeová sentado num trono enaltecido e elevado e as orlas da sua [veste] enchiam o templo (grifo nosso).

Vejamos agora João 12:41 diz: Isaías disse estas coisas, porque viu a sua glória e falou dele. (Grifo nosso)

Se você ler Isaías 12:38-41 vai ver que o texto aqui cita duas passagens de Isaías (Is 53:1 e Is 6:1), deixando claro que se trata de Jesus sendo adorado pelos anjos no céu e não o Pai Jeová! Apesar de estar claro que Jesus é Deus e é adorado pelos anjos, as Testemunhas de Jeová tentam de todas as formas fazer suas manobras para distorcer a Palavra de Deus e estabelecer suas heresias. Eles dão ao verbo grego (proskaineo/adoração) apenas o sentido de reverência, prestar homenagem etc., Porém nós sabemos que quando um anjo de Deus recebeu adoração, o mesmo a rejeitou e repreendeu quem o fez Ap 19:10 e 22:9. Jesus, todavia, nunca repreendeu quem se prostrou aos seus pés para o adorar. Exemplo: Homens (Mt 8:2); demônios (Mc 5:5-6) e por fim anjos (Is 6:1; Jo 12:41, Hb 1:6). Esta última referência de Hb 1:6 foi alterada propositalmente na Tradução Novo Mundo para não ter o sentido de adoração e sim de apenas prestar homenagem ou reverência. Como vimos, a Tradução Novo Mundo, bíblia usada pelas Testemunhas de Jeová, não resiste a uma defesa apologética das Escrituras Sagradas. 

A Doutrina da Trindade é também atacada pelas Testemunhas de Joevá no sefuinte texto: Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a niguém tenta (Tg 1:13) grifo nosso. Logo o ataque vem aqui na parte que diz que Deus não pode ser tentatdo pelo mal. E se Deus não pode ser tentado pelo  mal e Jesus foi tentado pelo diabo no deserto, logo Jesus não pode ser Deus! Mas eles se esquecem que o Verbo, que estava com Deus e que era Deus, ele mesmo se despiu de sua glória para se tornar homem, afim de nos resgatar de volat ao Pai Celestial. Vou dar um exemplo aqui que poderá explicar melhor isso. Quem criou os anjos? Resposta: Deus (Pai, Filho e Espírito Santo - Jo 1:1-3 e Sl 104:30). Mas especificamente veja Colossensses 1:16 que diz: porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Então eu te pergunto: Quem é maior, Jesus ou o qualquer um dos anjos? Resposta: Jesus é maior é claro! Afinal tudo foi feito por Ele, inclusive os anjos! No entanto, há um versículo em Hb 2:9 que diz que Jesus foi feito um pouco menor do que os anjos, por causa da sua paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Então volto a perguntar: Como pode Jesus ser feito menor do que os anjos, se Ele foi quem os criou? O próprio texto exploica: foi feito menor do que os anjos por causa da Sua paixão. O próprio Jesus se fez como homem e por isso foi feito menor do que os anjos! Não que Ele seja, mas por se fez. Veja Fp 2:5-8 que diz: De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante ao homens. Então, na forma humana Jesus teve que ser provado e tentado em tudo. As Testemunhas de Jeová tentam de todas as formas depurtar as Escrituras Sagradas, mas a próprio Bíblia se auto defende e se auto explica. 

Deus abençoe e se porventura você tem sido enganado chegou o tempo de seus olhos serem abertos. Desejo que O Espírito Santo ilumine os olhos de seu entendimento.

 

 

 

Pr. Cosme Bittencourt