O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA OU UMA FORÇA ATIVA?

O ESÍRITO SANTO É UMA PESSOA OU APENAS

UMA FORÇA ATIVA? COM CERTEZA ELE É UMA PESSOA!

                As Testemunhas de Jeová afirmam que o Espírito Santo não é uma pessoa e sim uma força ativa, uma energia e uma força impessoal. Veja a seguir o que eles dizem:

As próprias Escrituras estão unidas em mostrar que o espírito santo de Deus não é uma pessoa, mas é a força ativa de Deus, pela qual ele realiza seus propósitos e executa sua vontade. (Whatchtower Library 2004 – Edição em Português.)

Veja a seguir a contradição por eles mesmos descrita na Whatchtower Library 2004 – edição em português:

                O apóstolo advertiu contra a tendência à falsidade, ao furto, à conduta vergonhosa, e assim por diante. Se nos deixássemos levar para tais coisas, agiríamos contra o conselho da Palavra de Deus, inspirado pelo espírito. (Efésios 4:17-29; 5:1-5) Até certo grau estaríamos magoando o espírito de Deus, e isso é algo que certamente queremos evitar. A propósito, qualquer um de nós que começar a desconsiderar o conselho da Palavra de Deus pode desenvolver atitudes ou tendências que levariam ao pecado deliberado e à perda total do favor divino. (Hebreus 6:4-6). Embora agora mesmo talvez não estejamos praticando pecado, poderíamos estar indo naquela direção. Por contrariarmos a orientação do espírito, nós o estaríamos contristando (entristecendo). Também estaríamos resistindo a Jeová e contristando a ele, a fonte do espírito santo. Por amarmos a Deus, nunca queremos fazer isso. Em vez de contristarmos o seu espírito... (Whatchtower Library 2004 – Edição em Português.)

COMENTÁRIO: Vemos acima a contradição desta heresia difundida pelas Testemunhas de Jeová. Uma ora eles afirma que o Espírito Santo é apenas uma força impessoal, uma força ativa e outra ora dizem que não podemos magoar (entristecer) este Espírito.

Ele precisam se decidir, o Espírito Santo é uma pessoa ou apenas uma força ativa e impessoal?

O ESPÍRITO SANTO É SIM UMA PESSOA CONFORME A BÍBLIA SAGRADA NOS AFIRMA!

Leia as referências abaixo:

            Ef 4:30: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

            Veja também Is 63:10: Mas eles foram rebelde e contristaram (entristeceram) o seu Espírito Santo; pelo se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.

            Entristecer. Como vemos na própria palavra de Deus, tanto na Tradução Novo Mundo (Bíblia usada pelas Testemunhas de Jeová) como nas demais versões da Bíblia está escrito que temos que tomar cuidado para não entristecermos o Espírito Santo de Deus que habita em nós. Um pergunta que As Testemunhas de Jeová sempre ficam sem resposta é a seguinte: Se o Espírito Santo fica triste como podemos dizer que Ele não é uma pessoa? Uma força ativa, ou uma energia, uma força impessoal não fica triste! Aos Ef 4:30 diz  que Ele habita em nós e que nós não devemos entristecê-lo. Se Ele se entristece com toda a certeza Ele é uma pessoa que possui sentimentos e não uma simples força ativa como afirmam erroneamente as Testemunhas de Jeová. Você já viu, por exemplo, a energia elétrica de sua casa ficar triste? Nem eu tampouco!

            Isto já seria suficiente para afirmarmos que o Espírito Santo é uma pessoa. Além desta referência acima citadas vejamos algumas mais que confirmam que o Espírito Santo é realmente uma pessoa.

            Em atos dos apóstolos capítulo 15 e verso 28 dizem: Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias...

Em atos dos apóstolos capítulo 16 e verso 6 e 7 dizem: E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, forma impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.

E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.

COMENTÁRIO: Jesus disse que o Espírito Santo iria nos guiar e como vemos nos versículos acima citados, o Espírito Santo além de entristecer-se Ele também tem vontade própria, pois impediu a Paulo de pregar a palavra de Deus na Ásia e quando Paulo intentava ir para Bitínia foi impedido pelo Espírito de Jesus.

            Em atos 5:3 está escrito: Disse. Então, Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo e retivesse parte do preço da herdade?

            A tradução Novo Mundo das Testemunhas de Jeová diz: Mas Pedro disse: “Ananias, por que te afoitou Satanás a trapacear o espírito santo e a reter secretamente parte do preço do campo?

COMENTÁRIO: Neste verso Pedro afirma que Ananias tentou mentir não para ele, mas para outra pessoa, para o Espírito Santo. Pedro trata o Espírito como uma pessoa. E ainda acrescenta: Mentiste a Deus! Como se referindo além de uma pessoa, a própria Divindade, Deus!

OBS: Sobre a divindade do Espírito Santo (3º pessoa da trindade) falaremos adiante.

            Em atos dos apóstolos capítulo 13 e verso 2  diz: E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado.

COMENTÁRIO: Neste versículo acima citado vemos que o Espírito Santo tem vontade própria e autonomia na obra de Deus. Aqui está escrito: disse o Espírito Santo. Isso significa que Ele fala, Ele se expressa, Ele tem vontade própria de acordo com o Pai e o Filho. Foi Ele, o Espírito Santo que chamou a Paulo e Barnabé para a obra de Deus. Veja também 1Tm 4:1 e At 28:25.

OBS: Na tradução Novo Mundo não fala: O Espírito expressamente diz e sim a pronunciação inspiração diz. Eles ocultam que é o Espírito quem diz! Mas como a bíblia explica-se a si mesmo, está escrito em 2 Pedro 1:21 o seguinte: Por que a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. Os homens de Deus falaram e escreveram a bíblia inspirados pelo Espírito Santo de Deus. As testemunhas de Jeová querem manipular o texto a fim de trazerem a interpretação a seu bel prazer.

            Em 1 Coríntios capítulo 12 e verso 11 diz: Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.

COMENTÁRIO: Aqui vemos que o Espírito de Deus ministra aos homens conforme sua própria vontade e para o que forem úteis na obra de Deus, Ele ministra os dons espirituais.

            Em Romanos capítulo 8 e verso 26 e 27 está escrito: Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.

            E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

            COMENTÁRIO: Aqui o Espírito Santo nos assiste em nossas fraquezas, depois Ele intercede por nós, com gemidos inexprimíveis. Deus que conhece a mente do Espírito e como nós não sabemos orar como convém Ele nos faz entendíveis diante do Pai celestial. Vemos até aqui, que o Espírito Santo nos assiste, intercede por nós, possui mente e se entristece. COMO ELE NÃO É UMA PESSOA?

Veja como está na Tradução Novo Mundo o verso 27: Contudo, aquele que pesquisa os corações sabe o sentido do espírito, porque está intercedendo de acordo com Deus, a favor dos santos. Conforme a Wachtower Library a explicação das Testemunhas de Jeová para a palavra sentido é idéia ou pensamento. Portanto concluímos que o Espírito Santo possui mente, pensamento, idéia. Atributos estes que somente uma pessoa possui.

OBS: Na tradução Novo Mundo em Romanos 8 3 verso 16, está escrito que o Espírito implora. Se Ele implora, então tem vontade própria! Jesus também é nosso intercessor diante do Pai, o sumo sacerdote da nossa confissão. Semelhantemente como a pessoa bendita de Jesus, o Espírito Santo também exerce a mesma função de intercede por nós quando oramos ao Pai em nome de seu filho Jesus. Compare as referências Rm 8:26, 27 e 34. Estamos falando nestas referências que tanto a pessoa de Jesus como a do Espírito Santo realizam o mesmo ministério de intercessão. Leia ainda Gl 4:6.

 Pb. Cosme Bittencourt